Quinta Feira, 22 de Abril de 2021

Começa neste sábado a exibição gratuita de 7 longas metragens do Festival de cinema Filme Possível

Ao fim de cada sessão haverá debates dos produtores com a crítica de cinema Lorenna Montenegro

Por Redação GuarulhosWeb

12 de Março de 2021 as 10:47

Começa neste final de semana a exibição de sete longas metragens pelo Festival de Cinema Filme Possível, evento 100% online e gratuito viabilizado pelo Funcultura de Guarulhos e pela Lei Aldir Blanc. Alguns dos filmes serão exibidos no canal do Youtube do festival e outros pela plataforma Vimeo da distribuidora Vitrine Filmes (mais informações abaixo). O longa que abre o festival é “Temporada” (André Novais).

Além das exibições, ao final de cada sessão – a partir do segundo filme, “Narrativas do Pós” – haverá um debate sobre as obras, mediado pela crítica de cinema, curadora e roteirista Lorenna Montenegro. 

Para ela, a exibição gratuita dessas sete obras é fundamental dentro do contexto atual, no qual as pessoas necessitam de conteúdo de qualidade em suas casas. Os interessados poderão ter acesso a produções recentes feitas no cinema brasileiro, sem pagar um centavo por isso.

“É essencial que os amantes da sétima arte tenham contato com esses filmes mais efervescentes e que foram produzidos por cineastas do país, como tem acontecido no Filme Possível”, disse Montenegro.

Os longas que serão exibidos são: Temporada (André Novais); Narrativas do Pós (Jairo Neto e Graubi Garcia); Vai Guarulhos (Fabrício Gallinucci); Para Miguel com amor (Daniel Neves); Terras (Mayra Da-rin); 30 Anos Blues (Dida Andrade e Andradina Azevedo); e A Cidade é uma só (Adirley Queirós).  

Lorenna também destacou que o debate sobre os longas será bastante enriquecedor aos espectadores. “Conversar com os idealizadores é primordial para entender a visão deles, contextualizar alguns dos temas trabalhados em suas obras e compreender como os personagens foram construídos para serem os porta-vozes, a partir de uma trama, de um Brasil de tantas facetas”, continuou. “E que a gente persista neste caminho, mesmo com as dificuldades dos tempos pandêmicos”.

Idealizador e curador do festival, o cineasta Guilherme Severo afirmou que as sessões e os debates têm o poder de incentivar futuros profissionais do setor cinematográfico. “É muito especial disponibilizar a exibição destes sete filmes e conversar sobre eles, a escolha da curadoria reuniu diferentes possibilidades de ‘filmes possíveis’, quem estiver assistindo com o desejo de iniciar na área, saberá mais precisamente alguns percalços, inquietações, motivações e inspirações dos diretores, roteiristas e equipe. Provocar esta reflexão é um dos objetivos do Filme Possível”. 


Confira a programação e reserve sua agenda:

 

- Temporada, de André Novais – a partir de 0h01 do sábado, 13/03, até o domingo, 14 (Vimeo);


- Narrativas do Pós, de Jairo Neto e Graubi Garcia – a partir das 19h do dia 17/03 até 24/03 (Youtube);


- Vai Guarulhos, de Fabrício Gallinucci – a partir das 19h do dia 24/03 até 31/03 (Youtube);


- Para Miguel com amor, de Daniel Neves – a partir das 19h do dia 31/03 até 7/04 (Youtube);


- Terras, de Maya Da-rin – a partir das 19h do dia 7/04 até 14/04 (Vimeo);


- 30 Anos Blues, de Dida Andrade e Andradina Azevedo – a partir das 19h do dia 14/04 até 21/04 (Youtube);


- A Cidade é uma só, de Adirley Queirós – a partir das 19h do dia 21/04 até 28/04 (Vimeo)