Cidades

População deve contribuir, diz “cartilha” do Saae

Bem diferente de apresentar saídas, o Saae apela para a "necessária a participação de todos para a utilização consciente e sustentável da água.

Pequenas atitudes no dia-a-dia podem fazer a diferença”. Realmente, o discurso é nobre, mas oferece poucos resultados a quem precisa apelar para caminhões pipa, água comprada ou outras soluções menos indicadas.

– Aquelas que dizem respeito à forma como usamos a água, os nossos hábitos quanto ao uso de torneiras e chuveiros;

– Aquelas referentes à adequação das instalações hidráulicas de nossas casas, como o tipo de torneiras (torneira com arejador ajuda a economizar água) e o tipo de descarga nos vasos sanitários;

– Aquelas referentes à manutenção das instalações hidráulicas de nossa casa e o permanente controle para percebemos o surgimento de um vazamento não visível;

– As iniciativas para o aproveitamento da água de enxague de roupa ou de chuva para a lavagem de quintal ou para regar plantas (neste caso, só água de chuva).

 

Dicas para economizar água

* Verifique torneiras, registros, válvulas e caixas de descarga e, também, as tubulações de sua casa. Conserte os vazamentos que encontrar.

Aproximadamente 230 litros de água por dia são economizados com o conserto de uma torneira.

Mais 15 litros de água são economizados, se a privada com válvula for trocada por outra com caixa-acoplada.

 

* Preste atenção no “ladrão” de sua caixa-d’água. Se houver vazamento quando a caixa estiver cheia, a boia pode estar com defeito. É preciso consertá-la ou substituí-la.

 

* Reduza o tempo do banho. Além de economizar água, você vai diminuir o consumo de energia elétrica.

Normalmente, gasta-se 105 litros de água ao tomar banho de chuveiro. Reduzindo o tempo de banho para 5 minutos, economiza-se 35 litros.

 

* Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Habitualmente, gasta-se 17 litros de água para escovar os dentes. Fechando a torneira, economiza-se 15 litros.

Para fazer a barba, gasta-se normalmente 105 litros de água. Fechando a torneira, economiza-se 75 litros.

 

* Lave o máximo possível de roupas por vez, tanto no tanque quanto na máquina de lavar.

 

* Feche as torneiras enquanto ensaboa louças e roupas. Dê preferência ao uso de balde na hora de lavar o carro. Você vai gastar muito menos água.

Para lavar a louça, gasta-se normalmente 75 litros de água. Fechando a torneira para ensaboar, economiza-se 15 litros.

Para lavar o carro com mangueira, gasta-se em média 378 litros de água. Bloqueando a mangueira, economiza-se 300 litros.

* Não use a mangueira como vassoura ao lavar o quintal e a calçada. Varra antes, assim você ganha tempo e economiza água.

Varrendo com a mangueira, gasta-se 225 litros de água. Varrendo com vassoura, economiza-se 225 litros de água.

 

* Regue as plantas e a grama no começo da manhã ou após o entardecer, quando o sol não está intenso e a evaporação é menor. Utilize apenas regadores ou vaporizadores de água nos vasos.