Coube ao Sincoverg (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo) fazer o trabalho de fiscalização, que deveria ser da STT (Secretaria de Transportes e Trânsito), da frota de 600 ônibus das três empresas que operam no sistema de transporte público da cidade. Foram detectados problemas como irregularidade em documentos, extintores e pneus sem condições de uso.
“Está todo mundo muito afinado e nos últimos dias fizemos várias paralisações. Paralisações em pontos de ônibus que estavam sujos, recolhemos carros que estavam com defeito, além de promover a paralisação das garagens para manutenção. Ou seja, todos trabalhando em conjunto. Encontramos problemas de mecânica, de freio, de câmbio e não estamos primando apenas pela segurança do trabalhador, mas também da população”, declarou o presidente do Sincoverg, Maurício Brinquinho.
Com a ineficiência da STT neste processo de fiscalização dos veículos, o dirigente sindical, que representa esta categoria de profissionais, afirmou que esta iniciativa deve continuar. A operação é realizada nas garagens das empresas, pontos de ônibus, terminais de ônibus e locais de trabalho. Entre os mais diversos problemas, Brinquinho citou que ao longo dessas inspeções foram encontrados veículos com poucas condições de circulação.
“Tomamos parte e inclusive nós vamos manter. Como a categoria gostou nós vamos assumir isso de vez. Vamos fazer a fiscalização nos terminais, locais de trabalhos, carros, pontos de ônibus, enfim. Nós encontramos defeitos como carro com pneu liso, elevador que não subia e achamos até carro com documento e extintor vencido”, concluiu.
Entretanto, o sindicalista não revelou em qual período foi realizada esta fiscalização e tampouco o seu resultado efetivo. A reportagem procurou a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, via e-mail, mas não obteve qualquer resposta sobre a maneira como a Pasta realiza a fiscalização dos veículos até a publicação desta matéria.