Variedades

10 equipamentos indispensáveis para viajar de moto com segurança

A motocicleta está se tornando um dos meios de transporte mais desejados por milhares de pessoas, por conta de sua praticidade e agilidade ao andar pelas ruas e estradas. 
 
Porém, o automóvel necessita de muita prudência e cuidado, já que há muitas chances de os motoqueiros sofrerem quedas durante os percursos. Para que seja evitado danos, grandes ou pequenos, o uso de equipamentos é muito importante para o motorista e os passageiros.
 
Confira dez itens fundamentais para andar de moto com o máximo de segurança!
 
Jaqueta motoqueiro
As jaquetas que foram feitas para os motoqueiros são de cordura e de couro. O primeiro tipo possui a textura do tecido bem resistente. Conta com entradas de ventilação e também é capaz de suportar chuvas medianas. 
 
Os modelos ventilados são ideais para o verão, pois são impermeáveis. Existem também outros tipos mais básicos que oferecem reforços nas costas, cotovelos e ombros. Você pode encontrar muitosmodelos, tanto feminino quanto masculino, em diversos sites e com preços acessíveis..
 
Capacete
O capacete é um dos itens mais indispensáveis para quem anda de moto. Na hora de escolher o seu modelo, o ideal é que você experimente para verificar o ajuste à cabeça, uma vez que se estiverem folgadas podem cair enquanto você estiver pilotando. 
Recomenda-se a escolha dos modelos mais claros, pois esquentam menos, e com viseira ampla, proporcionando ao piloto uma boa área de visão lateral.
 
Calçado
Como uma das principais recomendações dadas a quem anda de moto, o calçado adequado protege os pés e os calcanhares dos pilotos. O ideal é usar uma bota de alta performance e sem cadarço, de preferência, para que não haja risco de enroscar na corrente.
 
Luvas
Mesmo que você faça passeios curtos, as luvas são muito importantes. As mais indicadas são as de couro, que oferecem maior proteção e são mais resistentes à chuva. Para épocas de muito calor, vale a pena optar pelas de tecido com reforços para a parte superior dos ossos e das palmas das mãos.
 
Mochila
Para quem não se sente confortável com um baú preso na moto e quer optar pela praticidade de mochilas, existem alguns modelos especiais para motoqueiros. Além de serem muito resistentes, elas possuem um engate frontal, para travar a bolsa contra o peito, e cobertura traseira impermeável, que protege da chuva.
 
Óculos escuros
Recomenda-se que os motoqueiros usem óculos de acetato, um tipo de plástico, por dentro dos capacetes. Esses modelos de peças não machucam o rosto em um eventual acidente, diferentemente dos que são feitos de metal. 
O ideal é investir em lentes de policarbonato, pois são mais resistentes a impacto. Existem alguns modelos no mercado que já vêm acompanhados de práticas lentes escuras retráteis, ideais para dias de sol.
 
Polainas
As polainas são ótimas para proteger os pés da chuva. O ideal é escolher modelos que possuem uma abertura na parte traseira dos pés, pois dessa forma ele não escorregará ao apoiar o pé no chão.
 
Roupa impermeável
As roupas impermeáveis são essenciais para dias chuvosos. Se você já tiver uma jaqueta com esse tecido, adquira também uma calça para não ficar molhado sobre a moto. Essas peças vão evitar que você sofra com a possível falta de flexibilidade e corra o risco de escorregar e desequilibrar, causando acidentes.
 
Calça
Para quem for andar de moto, é essencial utilizar uma calça adequada para os passeios. Os jeans feitos para motociclistas são ótimos para serem usados no dia a dia. Mesmo que eles não pareçam muito diferentes dos demais, eles possuem uma proteção para os joelhos e quadris.  
 
Proteção adequada
Vale lembrar que nem todo tipo de capacete é ideal para ser usado para andar de motocicleta. Antes de adquirir esse equipamento, certifique-se de que ele possui o selo do Inmetro e do OCP (Organismo de Certificação do Produto).
 

Posso ajudar?