Com objetivo de reunir soluções que atendem às necessidades das pessoas com deficiências e a apresentar ao setor novidades, começa nesta quinta-feira, dia 14, no Centro de Exposições Imigrantes, a 10ª Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), que vai até domingo, 17.
Durante o evento, que é gratuito e espera reunir cerca de 45 mil visitantes, serão apresentadas várias soluções para a inclusão social, inclusive com banco para currículos e vagas oferecidas, das pessoas com deficiência, além da ofertas de produtos que proporcionam maior independência ao usuário.
Além da exposição de produtos, a Reatech contará com uma extensa programação de artes cênicas e grupos de dança compostos por artistas com deficiências; atividades de Pet e Equoterapia; galeria de arte; parque infantil adaptado; quadras adaptadas para a prática de esportes; test-drive de carros adaptados, de cadeiras de rodas motorizadas e scooters; palestras, congressos médicos, seminários e atividades abertas ao público entre outros.
Veículos adaptados
Durante o evento serão disponibilizados mais de 30 veículos adaptados para test-drive. Por conta de isenções de impostos, as pessoas com deficiências, motoristas ou passageiros, alavancam o número de venda de carros no Brasil. Outro ponto importante é que usuários com deficiência física, intelectual e visual têm descontos sobre os impostos de IPI, IOF, ICMS e IPVA ao adquirir um veículo 0km, além da liberação do rodízio municipal de São Paulo. Já as pessoas com deficiência que não são condutores, contam com a isenção de IPI e rodízio municipal.
Test-drive e instrutores treinados – A Citroën estará presente com seu Programa Mobilité e disponibilizará alguns veículos para a realização de test-drive, com instrutores treinados. Terão prioridade os modelos equipados com câmbio automático e produzidos do Mercosul (que têm direito a isenção fiscal), como o compacto premium C3, o hatch C4 e o sedan C4 Pallas. O recém lançado SUV compacto Aircross faz sua avant-première na feira.
Peças adaptáveis e removíveis – A Fiat apresentará o Bravo adaptado com acelerador eletrônico de aro acoplado ao volante, freio manual e pedal de acelerador invertido. Elas são adaptações removíveis que oferecem muita funcionalidade, já que possibilitam o mesmo veículo ser conduzido por um portador de mobilidade reduzida ou não. Outras adaptações para os veículos da Fiat serão apresentados, como central de comandos elétricos, teclado acoplado ao pomo giratório com funções dos veículos (seta, buzina, para-brisa etc), embreagem automática progressiva, além do acelerador mais freio manual – uma pequena alavanca vertical para aceleração e frenagem. No estande estarão expostos também dois Dobló com plataforma elevatória para transporte de cadeirantes. Também mostra sete modelos equipados com o câmbio Dualogic (Palio, Siena, Palio Weekend, Punto, Idea, Bravo e Linea), que permite as trocas de marchas automaticamente ou manualmente.
Adaptação e sustentabilidade – O modelo ecologicamente correto CR-Z será uma das novidades da Honda. O esportivo cupê utiliza como principal fonte de energia o motor 1.5 i-VTEC a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico. A atuação da Honda na Reatech estará dividida em duas áreas. Internamente, um estande de 260 m² irá expor os modelos CR-V, City, New Civic e New Fit, além do CR-Z. O visitante também terá a sua disposição equipe de plantão da Honda Serviços Financeiros (HSF) e o Espaço Kids, com o acompanhamento de monitores especializados. Na parte externa, o público poderá realizar test-drive com os modelos New Fit, New Civic e City.
Modelo com câmbios automáticos
Ford – A Ford leva para a Reatech o EcoSport 2.0 Flex Automático e o Focus 2.0 Flex Automático adaptados, em exposição no estande, além de veículos disponíveis para test-drive na parte externa. Ambos são equipados com motor Duratec, de alumínio.
General Motors – A GM levará os carros Meriva Easytronic (foto), Astra Hatch e Vectra, todos com sistema de transmissão automática, que atua com embreagem automática entre o motor e a caixa de mudanças. Para o teste drive a montadora vai disponibilizar os modelos Ágile, Meriva e Astra.
Nissan – Dois modelos da família Livina: o Livina e o Grand Livina, monovolumes com capacidade de 5 e 7 lugares, respectivamente. Esses são os modelos da Nissan mais indicados para o público-alvo da feira, PcD, pois são produzidos no Brasil e custam até R$ 70 mil e por isso se enquadram nas condições de isenções de impostos para portadores de necessidades especiais.
Peugeot – Recém-lançado, o novo 408 integra o programa "Direção Livre Peugeot", em sua versão Allure, que prevê uma estrutura capaz de garantir facilidade de vendas a portadores de necessidades especiais ou, ainda, a condutores que fazem uso do veículo para locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.
Toyota Brasil – A Toyota irá expor novos modelos da linha Corolla 2012, além dos utilitários esportivos RAV4, também na sua nova versão 4×2, e SW4. Nos test-drives, estarão disponíveis duas unidades do Corolla, nas versões XLi e Altis.
Serviço
Reatech -X Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – São Paulo (SP)
De 14 a 17/04 – Quinta e sexta, das 13h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Será oferecido diariamente transporte gratuito (ida e volta), saindo da Estação Jabaquara do Metrô (Rua Nelson Fernandes, 400 – ao lado do terminal de ônibus)
Mais informações: www.reatech.tmp.br ou pelo telefone (11) 5585-4355