De 2 outubro a 6 de novembro acontece no espaço expositivo do Adamastor Centro (av. Monteiro Lobato, 734) a 10ª edição do Salão de Artes Visuais de Guarulhos. A abertura será neste sábado, às 20h30, com a apresentação musical de Tatiane di Paula (teclado e voz). A entrada é gratuita.
Nesta edição foram inscritas 353 obras de 125 artistas das mais diversas regiões do País. Deste total, foram selecionadas pelo júri técnico 68 peças de 37 artistas (incluindo coletivos) vindos do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Piracicaba (SP), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Serra (ES), Niterói (RJ) e Santo André (SP). Foram selecionados trabalhos nas categorias de objeto, pintura, gravura, instalação, desenho, fotografia, arte digital e escultura.
Os trabalhos finalistas, que foram avaliados pelo júri técnico formado pelo professor de História da Arte e arquiteto, Egydio Colombo Filho; pelo curador, crítico de arte, gestor cultural e editor, Fernando Oliva; e pelo especialista em linguagens da arte, Leandro Roman, poderão ser conferidos até o dia 6 de novembro, diariamente, das 9h às 22h (exceto feriados).
Durante a mostra, o público poderá votar nos melhores trabalhos, por meio de uma urna colocada no local da exposição e também pela página da Prefeitura na internet. Haverá premiação para os 1º, 2º e 3º colocados, escolhidos tanto pelo júri técnico quanto pelo popular. Aos premiados serão concedidas exposições individuais ou coletivas, previstas para 2011. Todos os selecionados receberão certificado de participação. A cerimônia de premiação e encerramento será no dia 6 de novembro, às 20 horas, com apresentação do Dueto Urbano. Mais informações pelo site www.guarulhos.sp.gov.br, em 10º Salão de Artes Visuais, ou pelo telefone 2451-5184.
Ciclo de palestras – Os integrantes do júri técnico vão realizar um ciclo de palestras alusivas ao 10º Salão de Artes Visuais de Guarulhos, no auditório do Adamastor Centro, com entrada gratuita.
A primeira será no dia 2 de outubro, às 19h. Oportunidade em que Fernando Oliva falará sobre "O modelo Salão de Arte de hoje! Seleção ou curadoria?". Durante a palestra, será apresentado um breve histórico deste formato que pressupõe a seleção, arranjo e apresentação das obras, desde suas origens no Salão dos Recusados em Paris (1863) até os dias de hoje.
No dia 16 de outubro, também às 19h, Leandro Roman abordará o tema "Jogos de significação – experiências de manipulação". Sua palestra irá propor diferentes análises sobre aspectos que envolvem a arte contemporânea e sua relação com os espectadores, passando pelos conceitos de educação, experiência e semiótica.
E para finalizar o ciclo, no dia 23 de outubro, às 20h, Egydio Colombo Filho fará uma palestra sobre "Visões Urbanas", em que irá apresentar O artista e a cidade – a íntima relação entre o espaço urbano e as artes visuais.