Cidades

11 mil foram afetados pelas chuvas em Guarulhos

Moradores de Guarulhos foram surpreendidos pelas chuvas que duraram dois dias e deixaram bairros completamente submersos pela água. Segundo a Defesa Civil, o volume de água chegou a 163,4 milímetros na região mais afetada do município, como no caso do Soberana. Até a tarde desta segunda-feira (14), 182 famílias continuam desabrigadas. 

Segundo a Defesa Civil, 182 casas estão sendo monitoradas, correndo o risco de desabar. As famílias foram retiradas de suas residências e estão acomodadas em casas de parentes, amigos e vizinhos.  

Apesar das diversas reclamações de vítimas que afirmam não ter recebido visita de órgãos da prefeitura durante o fim de semana, com exceção da Defesa Civil, que faz um trabalho de apoio desde o primeiro momento, a prefeitura afirma que o Fundo Social e a Assistência Social acompanharam as famílias nos dias seguintes. 

A administração afirma ainda que enviou às famílias prejudicadas doações de cestas básicas, colchões, cobertores, kits de higiene doméstica.

Outra reclamação de moradores é a falta de limpeza das vias atingidas. Em muitos lugares o acúmulo  de lixo preocupa, já que o material pode ser usado para novas manifestações. Segundo a prefeitura, já passaram por limpeza os bairros Presidente Dutra, Vila União, Taboão, Jardim das Nações, Vila Aeroporto, Parque São Luis, Primavera e está começando no Haroldo Veloso. O objetivo é finalizar o trabalho o mais breve possível.

A respeito do CEU Jardim Presidente Dutra, que teve de ser desocupado por vítimas, já que o espaço precisou receber as atividades normal de fim de semana, como foi noticiado pelo GuarulhosWeb, a Prefeitura afirmou que com o fim os alagamentos controlados e a água retornado para o leito, os moradores retornam para suas casas. Portanto, não houve a necessidade das famílias ficaram abrigadas no local.

Para completar a prefeitura esclareceu que foram recebidas 190 ocorrências entre sexta-feira (11) e sábado (12). Mais de 2.500 famílias foram atingidas, no total de aproximadamente 11 mil pessoas.

Os bairros mais atingidos foram Soberana, Vila União, Alvorada, Parque São Miguel, Jardim São João, Santos Dumont, Presidente Dutra, Jardim Monte Alegre, Vila Aeroporto, Jardim Primavera, Jardim Guaraci, Jardim Planalto, Haroldo Veloso, Ponte Alta, Vila Nova Bonsucesso, Parque São Luis, Cabuçu, Recreio São Jorge, Bom Clima, Vila Barros e Taboão. 

 

Posso ajudar?