Segundo dados oficiais, as Unidades Regionais de Ensino de Guarulhos Norte e Sul atendem, ao todo, cerca de 122,7 mil alunos distribuídos em 173 escolas municipais, que retomam atividades presenciais após o período de férias. Esse número inclui estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além da rede municipal, também retornam às aulas na mesma data alunos da rede estadual de ensino de São Paulo, que engloba milhões de estudantes em todo o Estado. Em Guarulhos, a estimativa é de que um grande contingente de estudantes das escolas estaduais esteja de volta às rotinas escolares nesta segunda-feira, integrando o início do calendário letivo organizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
A volta às aulas representa um importante momento para a retomada das atividades educacionais, com professores, gestores e famílias preparados para receber os estudantes após as férias. As escolas deverão colocar em prática seus projet os pedagógicos e rotinas de ensino, acolhendo os alunos e dando sequência aos planos de aprendizagem para o ano letivo de 2026.
Com o retorno às aulas presenciais, gestores também reforçam a importância do engajamento da comunidade escolar — pais, responsáveis, professores e estudantes — para que o ano letivo seja marcado por avanços no processo educativo e pela construção de aprendizagens significativas ao longo dos próximos meses.


