Nesta segunda-feira, as escolas da Prefeitura iniciaram a Semana de Mobilização da Saúde na Escola. A ação, que será desenvolvida nas 136 Escolas da Prefeitura, envolverá a temática de prevenção da obesidade, a ser trabalhada pelas unidades escolares, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), voltada a alunos e seus familiares.
A iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde com as Secretarias Municipais de Educação e da Saúde visam contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção e atenção à saúde e prevenção de doenças, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Neste ano, o tema de trabalho prioritário da Semana será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso.
Uma das ações que será realizada durante a semana é avaliação nutricional dos estudantes, quando os profissionais das equipes do Programa Saúde da Família vão pesar e medir os alunos e calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC). Além de orientações nutricionais, os profissionais encaminharão os estudantes que estiverem com excesso de peso para as Unidades Básicas de Saúde
O programa ainda contou com um evento de formação, ontem à tarde, no Adamastor, Centro, onde se reuniram vice-diretores das Escolas da Prefeitura. O encerramento da Semana de Mobilização da Saúde na Escola acontecerá nesta sexta-feira, às 8h30, no CEU Presidente Dutra.