Guarulhos terá mais 14 escolas estaduais operando em formato de ensino integral em 2023. O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Garcia na tarde desta sexta-feira, 4/11. Ao todo, 261 instituições em todo o estado vão aderir ao modelo no próximo ano letivo.
Antes, São Paulo contava com 364 unidades funcionando em tempo integral (6% da rede) e agora serão 2.311 (44% da rede). Na ocasião, o governador também entregou 118 ônibus escolares a municípios paulistas, em um investimento superior a R$ 28 milhões.
“Essas 261 novas escolas terão educação e aprendizado em dobro para os estudantes. Isso completa um ciclo desse governo que saiu de 100 mil alunos em 2019 para mais de 1,2 milhão de alunos no ano letivo de 2023. Foi um enorme esforço feito pelo Governo do Estado e pela rede estadual de educação para que a gente pudesse alcançar esse número”, disse o governador.
Com a ampliação, o número de vagas neste modelo de ensino foi multiplicado por dez nesse período, passando de 115 mil para mais de 1,2 milhão. Presente em todas as 91 Diretorias de Ensino do Estado, o Programa de Ensino Integral alcança 492 municípios paulistas e propicia um aumento expressivo na proficiência dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, por exemplo.
Veja as unidades de Guarulhos envolvidas no projeto:
Professora Jocila Pereira Guimarães, na Vila Galvão
Cidade Soimco II, em Cumbica
Bom Pastor, no Recreio São Jorge
Professor José Roberto Friebolin, na Vila Rosália
Professor Paulo Nogueira, na região central
Victor Civitta, na região de Cumbica
Juvenal Ramos Barbosa, no Rosa de França
Prefeito Waldomiro Pômpeo, no Bela Vista
Marechal Carlos Machado Bittencourt, na Ponte Grande
Dona Brasília Castanho de Oliveira, no Santa Mena
Professora Maria Helena Barbosa Martins, na região do Vila Rio
Capitão da PM Alberto Mendes JR, no Jardim Vila Galvão
Deputado Maurício Goulart, no Água Chata
Brigadeiro da Aeronáutica Roberto Hipólito da Costa, em Cumbica