Cidades

1º Simpósio de Infecções Sexualmente Transmissíveis prossegue nesta quinta-feira

Teve início nesta quarta-feira (18), o 1º Simpósio de Infecções Sexualmente Transmissíveis de Guarulhos (IST) – “Aprimorando e Integrando a Rede de Cuidados”. Promovido pela Secretaria de Saúde no Adamastor Centro, o evento, que é totalmente gratuito e aberto ao público em geral, terá prosseguimento nesta quinta (19), das 8 às 17 horas. Os interessados têm a opção de se inscrever no local, das 8h às 8h30. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 2472-5013 ou 2472-5079.
 
O secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, participou da abertura do Simpósio, dando as boas vindas aos convidados. Na platéia, profissionais de Saúde, estudantes universitários e de colégios técnicos da área, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e da sociedade civil tiveram a oportunidade de assistir às explanações das representantes dos Programas Estaduais de IST-Aids e das Hepatites Virais, respectivamente, Rosa Alencar Souza e Norma Suely de Oliveira Farias.
 
A primeira falou sobre o Projeto QualiRede – Qualificação da Rede de Cuidados em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais e, a segunda, traçou um panorama das Hepatites no Estado de São Paulo. Os trabalhos da parte da manhã também contaram com a exposição dos profissionais da Secretaria de Saúde de Guarulhos Ricardo Gambôa, do Departamento de Assistência Integral à Saúde (DAIS); Gisele Gonçalves Pereira dos Santos, do Departamento de Regulação; e Enza Maria Lúcio Yamamoto, do Departamento de Urgência e Emergência.
 
“Práticas intersetoriais para o enfrentamento das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais em Guarulhos: limites e possibilidades” foi o tema que pautou as discussões no período da tarde. Com mediação da coordenadora do Programa Saúde na Escola, Cristina Passeri, o debate também contou com a participação de representantes da Uninove; das secretarias municipais de Saúde; Desenvolvimento e Assistência Social; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e das subsecretarias da Diversidade Sexual, da Acessibilidade, e da Juventude.
 
Cuidado compartilhado
 
O principal objetivo do Simpósio é aprimorar a qualidade e articular os serviços da Rede de Atenção à Saúde, na perspectiva da intersetorialidade e do cuidado compartilhado. Com isso, de acordo com a coordenadora do Programa Municipal (IST) HIV/AIDS e Hepatites Virais (HV), Keila Costa, a intenção é garantir o acesso das pessoas mais vulneráveis às ações de promoção, prevenção e assistência no campo das IST.
 
Nesta quinta-feira (19), os trabalhos recomeçam a partir das 8h30, com a discussão sobre “Prevenção combinada, prevenção biomédica e gerenciamento do risco: perspectivas e desafios, com participação de Cláudia Binelli e Fabíola Santos Lopes, do Programa Estadual de IST-Aids. Na parte da tarde, dois médicos e outro representante do programa estadual abordarão o tema: “Transmissão vertical do HIV, Sífilis Congênita e Hepatites Virais:preparando a rede de serviços para novas estratégias”.
 
 
 
 

Posso ajudar?