Ano |
Automóveis |
Comerciais |
Caminhões |
Ônibus |
Total |
1989 |
566.582 |
137.380 |
48.178 |
9.485 |
761.625 |
1990 |
532.906 |
128.431 |
41.313 |
10.091 |
712.741 |
1991 |
597.892 |
134.552 |
41.464 |
16.865 |
790.773 |
1992 |
596.964 |
127.687 |
25.659 |
13.706 |
764.016 |
1993 |
903.828 |
177.558 |
38.383 |
11.396 |
1.131.165 |
1994 |
1.127.673 |
202.786 |
52.349 |
12.595 |
1.395.403 |
1995 |
1.407.073 |
245.205 |
58.734 |
7.368 |
1.728.380 |
1996 |
1.405.545 |
267.591 |
42.134 |
15.518 |
1.730.788 |
1997 |
1.569.727 |
303.938 |
54.931 |
14.862 |
1.943.458 |
1998 |
1.211.885 |
254.538 |
52.768 |
15.761 |
1.534.952 |
1999 |
1.011.847 |
183.762 |
50.665 |
10.679 |
1.256.953 |
2000 |
1.176.774 |
227.059 |
69.209 |
16.439 |
1.489.481 |
2001 |
1.295.096 |
216.091 |
73.517 |
16.578 |
1.601.282 |
2002 |
1.218.546 |
177.595 |
65.886 |
16.594 |
1.478.621 |
2003 |
1.168.681 |
177.649 |
66.291 |
15.989 |
1.428.610 |
2004 |
1.258.446 |
219.672 |
83.005 |
17.652 |
1.578.775 |
2005 |
1.369.182 |
249.765 |
80.334 |
15.363 |
1.714.644 |
2006 |
1.556.220 |
275.492 |
76.258 |
19.768 |
1.927.738 |
2007 |
1.975.518 |
365.514 |
98.498 |
23.198 |
2.462.728 |
2008 |
2.193.277 |
477.714 |
122.349 |
27.010 |
2.820.350 |
2009 |
2.474.764 |
533.978 |
109.873 |
22.625 |
3.141.240 |
2010 |
2.644.706 |
684.242 |
157.694 |
28.422 |
3.515.064 |
2011 |
2.647.255 |
778.484 |
172.871 |
34.638 |
3.633.248 |
2012 |
2.851.540 |
782.579 |
139.143 |
28.809 |
3.802.071 |
2013 |
2.763.718 |
816.185 |
154.549 |
32.918 |
3.767.370 |
25 ANOS DEPOIS – Confira os lançamentos entre 1989 e 2014
Lançamentos referem-se ao ano de apresentação formal à imprensa, independentemente do início de venda ao público ou ano-modelo. Alguns foram inicialmente importados (imp.), após 1989, e depois nacionalizados
Gerações no Brasil não correspondem às do exterior. Inclui veículos do Mercosul e mexicanos. Exclui importados de outras origens.
1989: Ford Verona; Chevrolet Kadett e Ipanema.
1990: VW Apollo; Uno Mille.
1991: Fiat Tempra e Fiorino III picape e furgão; Ford Versailles.
1992: Chevrolet Omega; Honda Civic (imp.); Toyota Hilux e SW4 (imp.); Mitsubishi L200 (imp.); Land Rover Defender (imp); Ford Royale, Escort II e F1000 III.
1993: Toyota Corolla (imp.); Fiat Tipo (imp.); Chevrolet Suprema e Vectra; VW Logus, Pointer e Fusca (Itamar).
1994: Chevrolet Corsa; VW Gol II; Ford Ranger (imp.); JPX Montez.
1995: Chevrolet S10, Blazer, Corsa sedã e picape; VW Parati II.
1996: Fiat Palio; Ford Fiesta e Escort SW; VW Polo Classic; Renault Clio (imp.); Chevrolet Vectra II.
1997: VW Kombi III e Saveiro II; Honda Civic; Fiat Palio Weekend e Siena; Ford Ka e Courier; Chevrolet Corsa Wagon e Silverado; Troller T4.
1998: Dodge Dakota; Fiat Marea e Strada; Chevrolet Astra; Renault Mégane; Nissan Frontier (imp.); Citroën Berlingo (imp).
1999: Audi A3; Mercedes-Benz Classe A; Peugeot 206; Fiat Brava e Palio Weekeend Adventure; Ford F250; Chevrolet Astra sedã; VW Gol III, Parati III e Golf; Renault Scénic e Clio II; Peugeot Partner furgão (imp.).
2000: Fiat Palio II, Palio Weekend II e Siena II; Ford Focus hatch e sedã; Chevrolet Celta; VW Saveiro III; Honda Civic II; Renault Kangoo e Clio sedã.
2001: Citroën Xsara Picasso; Fiat Strada II e Doblò; Chevrolet Zafira; Renault Scénic II.
2002: Mitsubishi Pajero TR4; Ford Fiesta II; Chevrolet Corsa II hatch e sedã, Astra II e Meriva; VW Polo hatch e sedã; Toyota Corolla II; Peugeot 307 (imp.); Fiat Stilo.
2003: Ford EcoSport; VW Fox; Citroën C3; Fiat Palio III; Honda Fit; Chevrolet Montana; Mitsubishi L200 II; Nissan Xterra.
2004: Fiat Siena III, Palio Weekend III, Strada III e Fiorino IV; Ford Ranger II e Fiesta II sedã; Nissan Sentra; Toyota Corolla Fielder.
2005: Fiat Idea; Chevrolet Vectra III; VW Gol IV, Parati IV, Saveiro IV e CrossFox; Toyota Hilux II e SW4 II; Hyundai Tucson (imp.); Dodge RAM.
2006: Peugeot 206 SW, 307 hatch e sedã; Chevrolet Celta II e Prisma; VW SpaceFox e Polo II hatch e sedã; Renault Mégane II sedã e Grand Tour; Honda Civic III; Mitsubishi Pajero TR4 II
2007: Renault Logan e Sandero; Citroën C4 Pallas; Fiat Palio IV, Siena IV e Punto; Ford Fiesta III hatch e sedã, EcoSport II e Ka II; Chevrolet Vectra GT; VW Golf II; Mitsubishi L200 Triton; Nissan Sentra II e Tiida; Mahindra Scorpio SUV e picape.
2008: Fiat Palio Weekend IV, Strada IV e Linea; Ford Focus II hatch e sedã; VW Gol V e Voyage II; Honda Fit II; Toyota Corola III; Peugeot 207 hatch, sedã e SW; Nissan Frontier II; Dodge Journey; Renault Kangoo II.
2009: Citroën C4; Fiat Strada cabine dupla, Doblò II e 500 (imp.); Ford Ranger III; Chevrolet Agile; VW Fox II e Saveiro V; Renault Symbol; Honda City; Mitsubishi Pajero TR4 III e Pajero Dakar (imp.); Peugeot Hoggar; Nissan Livina e Grand Livina; TAC Stark.
2010: Hyundai ix35 (imp.); Citroën C3 Aircross; Fiat Uno II, Idea II e Bravo; Ford EcoSport III e Fiesta IV sedã; Chevrolet Classic II e Montana II; VW Amarok e SpaceCross; Renault Fluence; Nissan Tiida sedã; Peugeot Partner II; Mitsubishi ASX (imp.).
2011: Citroën C3 Picasso; Dodge Journey II; Fiat Freemont e Palio V; Fiesta IV hatch; Chevrolet Cruze sedã e Cobalt; Renault Duster; Honda Civic IV; Toyota Hilux III e SW4 II; Peugeot 408; Nissan March e Versa.
2012: Hyundai HB20; Mitsubishi ASX II (imp.); Citroen C3 II; Fiat Grand Siena; Ford EcoSport IV e Ranger IV; Chevrolet S10 II, Cruze hatch, Sonic hatch e sedã, Spin, Onix e Trailblazer; Renault Clio III; Toyota Etios hatch e sedã; Peugeot 308; RAM 2500.
2013: Citroën C4 Lounge; Fiat Fiorino V; Ford Focus III hatch e sedã; Chevrolet Prisma II; Renault Logan II; Peugeot 208.
2014 (até abril): VW up!; Toyota Corolla IV; Fiat Linea II.
Vendas de veículos*
Em um quarto de século houve oscilações fortes nas estatísticas. Períodos positivos foram 1993-97 e 2004-12. Declínio, em 1998-2003. Fraco, de 1989 a 1992. Em 2013, após o recorde de 2012, ocorreu pequena retração depois de nove anos seguidos de altas constantes. O mercado continuará retraído em 2014 e, possivelmente, também em 2015. A previsão de cinco milhões de unidades/ano, que significaria o terceiro mercado mundial de veículos (se a Índia não nos ultrapassar), deve se concretizar até 2020.