Cidades

250.587 deixam de fazer biometria em Guarulhos, regularização vai até 9 de maio

Guarulhos pode ter 250.587 eleitores a menos nas eleições deste ano. Este é o número de guarulhenses que deixaram de realizar a biometria até esta sexta-feira, dia 23, prazo limite para realizar o cadastro biométrico no segundo maior município do Estado de São Paulo. Dos 943.265 eleitores cadastrados no município, 692.878, ou 73,43%, regularizaram a situação até agora.
 
As pessoas que não realizaram o cadastro biométrico dentro do prazo determinado pela Justiça Eleitoral agora têm até dia 9 de maio para procurar um cartório eleitoral a fim de regularizar a situação para poder votar nas eleições de outubro e não perder direitos eleitorais. 
 
O cancelamento do título não gera multas. O eleitor pode ser multado caso seja registrada a falta injustificada pelo cancelamento do título em cada turno das eleições. O valor é de R$ 3,50. Sem o cadastramento o eleitor pode ser impedido de tirar o passaporte e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial, tomar posse de cargo público e obter empréstimo em bancos públicos.
 
A biometria se tornou obrigatória no município em 10 de julho de 2017. Atualmente 84 municípios exigem o cadastramento. A meta é que até 2022 todos os eleitores do Brasil sejam cadastrados.
 

Posso ajudar?