Proprietários de veículos com placa final 6 no estado de São Paulo têm até esta quinta-feira (19) para pagar a segunda parcela do IPVA 2026 ou quitar o imposto em cota única, sem desconto. O calendário foi retomado neste mês pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de Sao Paulo (Sefaz-SP).
Calendário segue número final da placa
Em fevereiro, os contribuintes podem optar pelo pagamento integral, sem desconto, ou pela quitação da segunda parcela, caso tenham escolhido o parcelamento. O imposto pode ser dividido em até cinco vezes, de acordo com o valor devido.
Para facilitar o pagamento, a Sefaz-SP fixou todos os vencimentos no mesmo dia de cada mês, conforme o final da placa. No caso da placa 6, os vencimentos ocorrem nos dias 19 de janeiro, 19 de fevereiro, 19 de março, 19 de abril e 19 de maio. Se a data cair em fim de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.
Como consultar o valor
A consulta do valor do imposto pode ser feita:
- Pelo internet banking ou caixa eletrônico da rede bancária;
- No portal da Sefaz-SP, mediante número do Renavam e placa do veículo;
- Por meio do Sistema de Veículos (Sivei), disponível no site da secretaria.
A Sefaz-SP alerta que os contribuintes devem acessar apenas páginas com domínio “sp.gov.br” para evitar golpes.
Formas de pagamento
O pagamento pode ser realizado em toda a rede bancária credenciada com o número do Renavam.
No estado, o Pix é a modalidade preferencial. O QR Code deve ser gerado exclusivamente no site oficial da Sefaz-SP e permite pagamento em mais de 900 instituições financeiras.
Também é possível pagar:
- Pelo internet banking;
- Em terminais de autoatendimento;
- Em casas lotéricas;
- Com cartão de crédito em empresas credenciadas.
Alíquotas do IPVA em São Paulo
As alíquotas permanecem as mesmas do ano anterior:
- 4% para carros de passeio;
- 2% para motocicletas, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
- 1,5% para caminhões;
- 1% para veículos de locadoras.
Multa por atraso
O contribuinte que não pagar o IPVA no prazo está sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa é fixada em 20% do valor do imposto.
Caso o débito permaneça em aberto, ele poderá ser inscrito na Dívida Ativa do Estado, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual. A cobrança poderá ser realizada pela Procuradoria Geral do Estado por meio de protesto.
Licenciamento e isenção para motos
Para antecipar o licenciamento anual, é necessário quitar todos os débitos do veículo, incluindo IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas.
Em dezembro, o Governo de São Paulo sancionou lei que isenta motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas, de propriedade de pessoas físicas, do pagamento do IPVA. A medida já vale para 2026, desde que o veículo esteja regularizado.
Todas informações do IPVA podem ser consultadas ACESSA AQUI


