Realizada entre os dias 19 e 28 de outubro, a 2ª. Semana Lixo Zero movimentou mais de 9,5 mil pessoas, entre estudantes, professores, servidores públicos e público em geral, com a realização de 70 atividades em diversos locais, como palestras, peças de teatro, debates, mutirões de limpeza, rodas de conversa, visita ao aterro sanitário Guarulhos, flashmob, entre outras.
Realizado pela Secretaria de Serviços Públicos em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, o evento teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos para preservação do meio ambiente e prolongamento da vida útil do aterro sanitário municipal no Cabuçu.
Atividades educativas sobre o ciclo do lixo e o imenso impacto que a questão tem sobre as contas públicas são fundamentais para motivar a mudança de hábitos, afirma Edmilson Americano, secretário de Serviços Públicos. “Mudanças efetivas acontecem quando temos cidadãos mais responsáveis com as causas ambientais e para isso acontecer, é necessário levar conhecimento às pessoas. Agradeço aos servidores parceiros e voluntários que trabalharam pelo sucesso da 2º Semana Lixo Zero Guarulhos”.
Como resultado do evento, algumas pastas da Prefeitura de Guarulhos incorporaram ou reforçaram a prática de atitudes sustentáveis alinhadas aos conceitos do Lixo Zero, como, por exemplo, a coleta seletiva pela Secretaria de Saúde, e a eliminação gradual do uso de copos plásticos pelas secretarias de Serviços Públicos, Obras e Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação. O estímulo ao uso de canecas em vez de copos descartáveis também é realizado, desde 2014, na Secretaria de Educação, por meio do programa Nossa Escola Recicla.
Mais informações sobre o programa Lixo Zero Guarulhos estão disponíveis em: lixozero.guarulhos.sp.gov.br