A avaliação seriada do Estado de São Paulo segue nesta semana com mais uma etapa de aplicação. Após a 3ª e 1ª série realizarem o exame na semana passada, agora é a vez dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio participarem do Provão Paulista.
Mais de 425 mil alunos participam da prova
Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), cerca de 425 mil estudantes da rede estadual, escolas municipais, Etecs, unidades federais, escolas de aplicação e redes de outros estados devem realizar o exame.
A prova é aplicada em dois dias e contabiliza peso de 25% na nota final dos alunos desta série.
Como será a divisão das provas
-
11/11 (terça): Linguagens e suas tecnologias (18 questões de português + 6 de inglês) e Ciências da Natureza (8 biologia / 8 física / 8 química)
-
12/11 (quarta): Matemática (18 questões) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (8 sociologia / 8 geografia / 8 história)
Não há redação para alunos da 2ª série do Ensino Médio.
Locais de aplicação
-
Estudantes da rede estadual, municipal e Etecs fazem a prova em suas próprias unidades escolares.
-
Já alunos de institutos federais e redes públicas de outros estados realizarão o exame em polos específicos distribuídos em seis cidades: São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Caminho para universidades públicas
O Provão Paulista é aplicado nas três séries do Ensino Médio e funciona como processo seriado de acesso a universidades públicas paulistas. No final do ciclo, o estudante concorre a vagas na USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp somando o desempenho obtido em cada etapa.


