Saúde

2º Congresso Médico de Guarulhos oferece conhecimento e atualização em saúde pública

Nesta sexta-feira (2) e no sábado (3) acontece a 2ª edição do Congresso Médico de Guarulhos no Teatro Adamastor. Com o tema “Práticas Médicas em Saúde Pública”, o evento tem como objetivo promover a troca de experiências e a atualização científica dos participantes.

Neste primeiro dia, além da presença dos futuros profissionais, o congresso contou com a participação de trabalhadores da saúde da rede pública de Guarulhos e de médicos palestrantes das instituições de ensino parceiras da Prefeitura, que foram convidados a contribuir com as discussões.

O congresso foi organizado pela Secretaria da Saúde, pela Escola SUS e pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Prefeitura de Guarulhos. Ao todo, nos dois dias de evento, serão realizadas 18 palestras em consonância com o tema estabelecido.

A diretora de Recursos Humanos da Saúde, Viviane Haddad S. Higuchi, destacou a relevância dessas ações do programa de residência médica em Guarulhos, que funciona há nove anos. Ela ressaltou que o município conta com cinco programas em vigência para os estudantes.

“Os congressos médicos representam uma oportunidade para os alunos expandirem seus conhecimentos, entrarem em contato com as últimas pesquisas e se conectarem com profissionais renomados da área”, explica Viviane.

No primeiro dia de evento o secretário municipal da Saúde, Ricardo Rui, abordou ainda as diretrizes e os avanços da gestão na pasta, seguido pelo médico Olanrewaju Muisi, que falou sobre os derrames pleurais. Outras dez palestras também foram realizadas nesta sexta-feira.

O estudante do 12º semestre de medicina Paulo Werebe revelou que sua experiência no congresso foi extremamente positiva, destacando como o evento o ajudou a expandir seus conhecimentos. “O congresso proporcionou um ambiente inspirador, especialmente ao ouvir o que os médicos renomados que atuam em Guarulhos tinham a dizer. Sinto-me motivado, principalmente pelos cirurgiões, pois pretendo atuar nessa área”, disse Werebe.

A programação do último dia oferece uma diversidade de temas relevantes para a prática médica. A partir das 8h30 terá início a palestra “Saúde Indígena na APS do Município de Guarulhos”, ministrada pela médica Carla Rafaela Donegá. Em seguida, às 9h, a também médica Ana Margarida Borges Moreira abordará o tema cetoacidose diabética na emergência pediátrica. Às 9h30, o médico Rodrigo Guilherme Varotti Pereira falará sobre sangramento uterino anormal.

Após as palestras matutinas será oferecido um intervalo para café, proporcionando aos participantes uma pausa para interação. O evento continuará com as palestras da tarde, incluindo os temas “Agitação Psicomotora” às 10h30, com o médico Felipe Damázio Pacheco, seguido de “Habilidades de Comunicação para o Médico e sua Importância na APS” às 11h, ministrada pelo médico Felipe Alexandre Fogaça Ferreira. Para encerrar o congresso, às 11h30, o médico Jandson Moraes Beniz apresentará a palestra “Medicina Digital: A Nova Era da Saúde e seus Desafios”. O evento será concluído às 12h com uma cerimônia de encerramento.

Os estudantes e residentes de medicina interessados em acompanhar as palestras deste sábado podem comparecer ao Adamastor a partir das 8h30.

Serviço

O Centro Educacional Adamastor está localizado na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Posso ajudar?