O cantor, fundador e guitarrista do Nirvana, Kurt Cobain, morreu há exatos 30 anos, vítima de um ferimento na cabeça causado por uma espingarda.
Embora o corpo do cantor tenha sido encontrado no dia 8 de abril de 1994, o atestado de óbito indica que ele estava morto desde o dia 5 daquele mês.
A breve carreira da banda norte-americana, símbolo-maior do movimento grunge que estourou em 1991 com álbum “Nevermind”, foi marcante o suficiente para influenciar toda a cultura pop. Relembre aqui alguns hits dos garotos da cidade de Seattle.
O Nirvana, que também contava com o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl, chegou a vir para o Brasil em 1993 para fazer dois shows trazido pelo Hollywood Rock, festival inspirado no sucesso do Rock in Rio.
A apresentação em São Paulo ficou marcada como o pior show da história da banda. Em entrevista a Lucio Ribeiro, publicada pelo Popload, Grohl explica que Kurt Cobain havia consumido alguma substância similar ao diazepam, e subiu ao palco numa rotação inferior à da banda. Em função disso, o show teve vários problemas de microfonia.
“No momento de ir para o estádio tocar, fui procurar o Kurt e ele estava lá nessa loja, tomando um comprimido atrás do outro, sei lá quantos. Fiquei horrorizado”, teria dito Grohl.
Conforme registra o jornalista, o vocalista chegou a engatinhar no palco e se vestir de mulher. Cenas desse show, que teve como palco o estádio do Morumbi, na zona sul da capital paulista, ficaram registradas no DVD ““Live! Tonight! Sold Out!”. A experiência teria rendido, inclusive, inspiração para demos do álbum “In Utero” que teria sido gravadas em um estúdio no Rio de Janeiro.
A passagem pela capital fluminense, no entanto, foi mais tranquila. Exibido ao vivo pela TV Globo, o show aconteceu na Praça da Apoteose e contou com um Kurt Cobain aparentemente sóbrio.
CNN Brasil