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30% dos consumidores de Guarulhos atingiram meta de economia de água

De acordo com levantamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, o volume de água economizado na cidade entre 15 de março e 15 de abril foi de 13,74%

O volume equivale a 661 mil metros cúbicos de água/mês (ou cerca de 22 milhões de litros por dia) –  representa a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cabuçu, que é operada pelo Saae de Guarulhos e abastece cerca de 90 mil moradores das regiões Cabuçu e Parque Continental. Considerando as categorias Residencial, Industrial, Comercial e Órgãos Públicos, aproximadamente 30% dos usuários atingiram as metas e obtiveram descontos. No mesmo período, o Saae de Guarulhos deixou de faturar R$ 1.674.000,00.

Em comunicado divulgado no dia 5 de fevereiro, o Saae de Guarulhos informou que seria concedido desconto de 30% nas contas de quem reduzisse o consumo de água em 20% e de 10% para quem reduzisse em 10%, em comparação à média mensal no período compreendido entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014; é possível verificar a meta na própria conta de água. O incentivo, que visa à economia de água no município, valerá para as faturas que chegarão aos consumidores até setembro de 2014. O Saae adotou essa medida por entender a gravidade da questão do abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo.

Na categoria Residencial, 30% dos usuários atingiram a meta para desconto; sendo que 21% reduziram o consumo em 20% e 9% reduziram em 10%. Na categoria Industrial, 34% alcançaram a meta (26% reduziram o consumo em 20% e 8% reduziram em 10%); na Comercial, 32% atingiram a meta (27% dos usuários reduziram o consumo de água em 20% e 5% em 10%); e na categoria Órgãos Públicos 34% atingiram a meta (26% reduziram o consumo de água em 20% e 8% em 10%).

O Saae de Guarulhos avalia como positivo o resultado da campanha de economia de água. É importante considerar todo esforço da população, que já economizava e passou a economizar ainda mais.

Guarulhos tem 1,3 milhão de moradores e está localizada numa região de rios com pouca água, por isso é obrigada a comprar por atacado 87% de sua água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por meio dos Sistemas Cantareira (62%) e Alto Tietê (25%); os outros 13% equivalem à produção própria do município. Para abastecer toda a população, a cidade precisaria receber 4,5 mil litros de água por segundo. Antes do racionamento imposto a Guarulhos pela Sabesp, com a redução do volume de água fornecido por meio do Sistema Cantareira, a cidade tinha disponível para distribuição 4 mil litros por segundo; ou seja, já havia um déficit de 500 litros por segundo. As altas temperaturas e a baixa quantidade de chuva no verão evidenciaram e agravaram os problemas no Sistema Cantareira, que praticamente secou, tornando a situação ainda pior: Guarulhos só tem disponível para distribuição 3,6 mil litros de água por segundo.

Por isso, o Saae de Guarulhos teve de adotar rodízio de um dia com água para um dia sem água. Diretamente, 850 mil moradores de Guarulhos são afetados; porém, como o sistema é interligado e dinâmico, funcionando de acordo com o consumo, toda população da cidade é atingida, já que o Saae adota por prática distribuir de forma justa a água disponível.

Não se trata, portanto, de um problema de distribuição, mas, sim de oferta de água. Nos últimos anos, o Saae de Guarulhos implantou toda infraestrutura necessária ao seu sistema. Se não fosse a eficiência do sistema, não se conseguiria, sequer, fazer a distribuição do volume de água disponível. Além disso, o Saae de Guarulhos pleiteia, sistematicamente, junto à Sabesp o aumento do volume de água fornecido à cidade; o monopólio da produção de água na região metropolitana de São Paulo pertence à companhia estadual.

 

 

Autarquia tem outras ações em defesa do uso racional da água

 

Além de conceder desconto para quem reduz o consumo de água, o Saae de Guarulhos tem ações em defesa do uso racional da água. Desde o início de fevereiro, a autarquia municipal faz ampla campanha, que inclui comunicação via carro de som, cartazes, telemarketing e informes publicitários em emissoras de rádio e jornais impressos. Alternativas para ampliar a oferta de água também estão sendo estudadas pelo Saae.

Paralelamente a essas realizações, a autarquia municipal mantém campanha permanente por meio de folhetos que estão à disposição nas unidades do Fácil–Central de Atendimento ao Cidadão. Além disso, o Departamento de Relações Comunitárias e a Assessoria de Educação Ambiental trabalham constantemente o tema junto à população.

Por outro lado, para enfrentar estes tempos de racionamento com menos desconforto, é importante que o imóvel tenha caixa-d’água adequada para o consumo familiar. A caixa-d’água ajuda a evitar que falte água quando o abastecimento tiver de ser interrompido. Mas, para que funcione bem, é importante que tenha um tamanho adequado ao número de pessoas na família: de 1 a 3 moradores, caixa de 500 litros; de 4 a 5 moradores, caixa de 1.000 litros; de 6 a 8 moradores: caixa de 1.500 litros; de 9 a 10 moradores: caixa de 2.000 litros. Além disso, descargas, chuveiros e torneiras devem estar ligados diretamente à caixa-d’água, e não à rede pública.

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