A Secretaria da Educação tem investido no diálogo permanente com alunos e comunidade escolar a fim de ampliar o espaço e a participação deles no processo de reorganização das escolas estaduais de São Paulo. As Diretorias Regionais de Ensino têm atuado junto aos estudantes para a liberação de escolas ocupadas e no restabelecimento das atividades letivas.
A medida já atendeu diretamente a 38 mil estudantes, em 38 unidades de ensino do Estado.
"O diálogo é um elemento essencial em qualquer processo que envolva a educação. As manifestações de alunos por maior participação na rotina de suas escolas é algo inédito e muito positivo. Mas não podemos deixar que o movimento se sobreponha ao direito de aprender e estudar da grande maioria", afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
O trabalho de insistir em reuniões pacíficas mostrou para alguns ocupantes que o diálogo os insere no processo e permite maior participação. A reorganização das escolas proposta pela Secretaria visa a segmentação dos alunos por faixa etária, possibilitando que os alunos estudem em escolas dedicadas ao público da sua idade.
Na Escola Estadual Leonardo Vilas Boas, em Osasco, um grupo de mães que entendem que a reorganização trará benefícios para seus filhos protagonizou o diálogo e a desocupação da escola.
“Estamos aqui para garantir o direito do nosso filho de estudar. Não entendo o motivo de ocupar uma escola em que a reorganização do Governo irá melhorar o trabalho dos professores”, afirma Rosimeire Silva, uma das mães.
“Diálogo, diálogo, diálogo. É o que tenho repetido para todos os Dirigentes, e o que tenho tentado fazer com alunos, pais e professores”, conclui o secretário.