A rodovia Ayrton Senna (SP-070) celebra 40 anos de operação, neste domingo (1º de maio). Sob administração da concessionária Ecopistas desde 18 de junho de 2009, a também conhecida pelos motoristas como rodovia dos Trabalhadores é uma importante ligação da Capital Paulista com as regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba, e coleciona muita história para lembrar durante essas quatro décadas.
Inaugurada em 1º de maio de 1982, Dia do Trabalhador e data que também a batizou, inicialmente, como rodovia dos Trabalhadores, a Ayrton Senna começou a ser construída dois anos antes e foi considerada um marco da engenharia à época no quesito modernidade, fato que contribuiu para que ela recebesse, nos últimos anos, o título de uma das melhores rodovias do País pelo ranking da CNT (Confederação Nacional do Transporte)
No mesmo dia em que a rodovia dos Trabalhadores celebrava 12 anos, em 1994, o Brasil se despedia do maior piloto de Fórmula 1 da história do país. A coincidência de datas levou à uma homenagem póstuma ao ídolo brasileiro, motivo pelo qual a via passou a se chamar Ayrton Senna.
Administração da Ecopistas
Desde 18 de junho de 2009, a Ayrton Senna é administrada pela concessionária Ecopistas, uma das unidades de negócios da EcoRodovias, que já realizou diversas obras no trecho, como a ampliação em 20% da capacidade do tráfego, entre São Paulo e Guarulhos, processo que aumentou a segurança e o conforto dos motoristas, por meio da implantação da 5ª e 6ª faixa entre o km 11 e km 19, sentido interior, e das marginais entre o km 24,8 e km 19, em ambos os sentidos.
Já na região de Mogi das Cruzes, a rodovia tem prevista a implantação da 3ª faixa no sentido de São Paulo, entre o km 45 e o km 56, para início das obras ainda no primeiro semestre deste ano.
Em média, a Ayrton Senna recebe mais de 170 mil veículos por dia, número justificado por ser uma importante ligação da região metropolitana de São Paulo com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba, Litoral Norte e região serrana de Campos do Jordão, e facilitar a passagem dos motoristas por importantes eixos da produção industrial e o turismo do Estado de São Paulo. Para atendimento aos usuários, a concessionária conta com cinco veículos de inspeção de tráfego, seis ambulâncias, sendo uma UTI, cinco guinchos leves, sendo um 100% elétrico, dois guinchos pesados, um caminhão pipa e dois veículos semi-reboques para apreensão de animais.
Redução de acidentes na primeira década de segurança da ONU
Na última década, houve a redução de 54% no número de vítimas fatais de acidentes nas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto e de 41% na quantidade de acidentes, na comparação entre o período de 2011 e 2020, que coincide com a Década de Ação pela Segurança No Trânsito, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Aprovada pelos usuários
Cerca de 96% dos usuários da rodovia Ayrton Senna aprovam e estão satisfeitos com a conservação, segurança e serviços oferecidos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto DataCenso em março deste ano. O levantamento apontou ainda que, na percepção dos usuários, a rodovia transmite segurança, fluidez e agilidade aos motoristas que a utilizam.
Tecnologia Free Flow
A rodovia que é considerada um exemplo de modernidade não para de inovar e apresentar novas tecnologias aos motoristas que passam por ela. Atualmente, a Ayrton Senna é a única via do país a testar a tecnologia free flow, que consiste em um pedágio de fluxo livre, ou seja, pagamento por quilômetro rodado, sem a necessidade de barreiras. A inovação está em fase de testes, sem nenhum custo aos usuários, em Itaquaquecetuba.