Uma importante tradição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi mantida, mesmo na atual versão online: o voto do público. É o que destaca o evento desde sua criação, em 1977, quando Leon Cakoff desafiou a ditadura militar, que não permitia a população eleger seus políticos. A Mostra, portanto, era um dos poucos lugares onde uma votação era bem-vinda.
Nos últimos anos, a avaliação do público auxilia na escolha dos filmes que participam da Competição Novos Diretores e serão avaliados por um júri especializado – os longas vencedores receberão o Troféu Bandeira Paulista, uma criação da artista plástica Tomie Ohtake.
Nesta 44ª edição da Mostra, o público que acompanhou os filmes pela internet montou, como de hábito, uma seleção heterogênea – na lista de 15 finalistas, há desde documentários como 17 Quadras, de Davy Rothbart, que acompanha ao longo dos anos a tragédia de uma família que vive em Washington (a 17 quadras do centro do poder) até ficções que mostram ritos de passagem – como Mosquito, do João Nuno Pinto, sobre o soldado português que luta na Primeira Guerra Mundial na África, período em que descobre suas fragilidades e também sua força.
O júri é formado pelo diretor Felipe Hirsch, que transita no teatro e no cinema, pela produtora Sara Silveira, nome fundamental da produção cinematográfica brasileira, e de Cristina Amaral, uma das principais montadoras de filmes do País. Os premiados por esse trio serão conhecidos no dia 4 de novembro, durante a cerimônia de encerramento da 44ª Mostra, que ocorrerá às 20h, no palco da área externa do Auditório Ibirapuera, antecedendo a exibição do filme de encerramento.
Os filmes mais votados pelo público:
17 Quadras, de Davy Rothbart (EUA)
Al- Shafaq – Quando o Céu se Divide, de Esen Isik (Suíça)
Casulo, de Leonie Krippendorff (Alemanha)
Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado (Brasil)
De Volta Para Casa – Marina Abramovic e Seus Filhos, de Boris Miljkovic (Sérvia)
Eyimofe (Esse é meu desejo), de Arie Esiri e Chuko Esiri (Nigéria)
Feels Good Man, de Arthur Jones (EUA)
Filho de Boi, de Haroldo Borges (Brasil)
Josep, de Aurel (França, Espanha e Bélgica)
Mãe de Aluguel, de Jeremy Hersh (EUA)
Mar de Dentro, de Dainara Toffoli (Brasil)
Mosquito, de João Nuno Pinto (Portugal, Brasil e França)
O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy (Brasil e Argentina)
Problemas com a Natureza, de Illum Jacobi (Dinamarca e França)
Valentina, de Cássio Pereira dos Santos (Brasil)