Cidades

455 ANOS – Homenagem a Waldomiro Pompêo revive bons tempos de Guarulhos

Uma publicação na página Guarulhos Antiga do Facebook, feita pela servidora pública municipal Eunice dos Santos, nesta segunda-feira, véspera do aniversário de Guarulhos, destaca – entre algumas personagens que fizeram a história de Guarulhos – o ex-prefeito Waldomiro Pompeo, que administrou a cidade durante dois mandatos (de 1966 a 1970 e de 1973 a 1977). Ela mostra como o ex-prefeito fez história acreditando no potencial econômico de Guarulhos.
 
Leia a íntegra
 
Para mim é muito fácil falar do “seo” Waldomiro. Homem íntegro e sempre me virá à lembrança o início dos anos 60, mais precisamente em 1964.
 
Em Guarulhos garoava e fazia muito frio. Na Rua Mineira no n° 1 morava minha família, pais e 8 filhos. Não tínhamos fogão a gás, minha mãe cozinhava em uma “trempe” feita rusticamente para todos. Comida nunca faltava, aliás era farta, mas quanto ao resto…
 
A cidade sofreu uma mudança radical no setor de transporte com a inauguração da rodovia Presidente Dutra, fazendo com que mercadorias e imigrantes chegassem mais rápido em São Paulo. Reconhecendo a importância da obra, Waldomiro Pompêo implanta a Serraria Guarulhos, no bairro Itapegica, uma vila precária de rede elétrica. Em razão dos movimentos as serra, a iluminação da rua piscava. 
 
Apesar das reclamações dos moradores, Pompeo, teimosamente, mantinha a empresa funcionando até melhorar a instalação elétrica da Light. Enquanto a modernidade não chegava, famílias pobres do bairro aproveitavam os pedaços de madeira da serraria para usar no fogão a lenha e a minha era uma delas. 
 
Mamãe chegava com pedaços, lascar e serragem na cabeça, toda feliz, pois poderia fazer nossa comida e agradecida abençoava nosso benfeitor e foi muito abençoado.
 
Junto com a esposa Francisca e os filhos Walter, Dáucio, Décio e Clide, Pompeo mudou-se para a rua Nilo Peçanha, no centro. Em seguida, ele ajudou a fundar o Rotary Club Guarulhos que mais tarde inaugurou o Grupo Escolar Rotary, no Itapegica. Em 24 de março de 1956, Pompeo organizou a 1° Feira da Indústria e Comércio da cidade, realizada no Parque do Ibirapuera.
 
Nomeado pelo prefeito Fioravante Iervolino como presidente das comemorações do IV Centenário, Pompeo também teve importante participação na chegada do telefone automático, na implantação do Banco de Sangue na Santa Casa e no Corpo de Bombeiros. Eleito duas vezes prefeito, ele conseguiu inúmeras obras para a cidade. 
 
Aliás, é difícil falar dele sem mencionar a escola Rotary: Aquela tosca escolinha com jeito de jardim da infância, fundada na década de 50, pelo benemérito Waldomiro Pompêo, que depois chegaria a prefeito de Guarulhos e que também havia junto com outros, fundado o Rotary Club de Guarulhos. Aquele enclave no meio das Fábricas da Olivetti, Perfex e VDO, logo se destacou pela qualidade do ensino e do alto grau de conhecimento de seus professores. Era um exemplo de escola na época em que o ensino público era um show ( então era uma ótima escola no meio das ótimas – imaginem a importância da coisa ) isso tudo em apenas 7 salas – depois construíram mais duas e por fim uma quadra. Teve de tudo; Banda Musical, Orfeon, Olimpíadas, Feiras de Ciências e de Artes, Festa dos Professores e dos Pais, Dia da Pátria e Desfile na Rua D.Pedro II ( o máximo ), os alunos plantavam arvores. Aquela escola era motivo de orgulho não só para quem lá estudava, mas também para toda a comunidade em torno (Itapegica, Jd Tranquilidade, Ponte Grande, Munhoz, Vila Endres.  Inesquecível diretora  Marilda, a escriturárias Luíza e Toninha, os serventes Dona Hercilia, “seo” Zé (boca de lata).
 
Muitos que ainda estão na vida pública repetem sem nenhum temor: O melhor prefeito de nossa história. Homem verdadeiramente humilde, trabalhador, amado pelo povo. Sua história se confunde com a de Guarulhos e da minha família.
 
Em 9 de fevereiro de 1982 faleceu, deixando a cidade órfã. Quem o conheceu jamais esquecerá. Anos mais tarde, tive o prazer de conviver e agradecer em nome de minha mãe a sua filha Clide por tudo que seu pai fez. 
 
Saudades do “seo” Pompeo, saudades da Clide.
 

Posso ajudar?