O Adamastor Centro recebe nesta quarta-feira 19, a partir das 9h, o lançamento da 4ª Campanha Municipal de Combate à Sifilis Congênita. A ação terá o tema: "Todo bebê merece nascer e viver com saúde". O evento contará com o seminário Sexualidade, Diversidade e Vulnerabilidade DST-Aids x Sífilis Congênita. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é erradicar a doença em Guarulhos até o final de 2015.
A coordenadora do programa de DST/ AIDS, Simone Miranda de Mendonça, explica que a sífilis é uma doença infecciosa transmitida através de relações sexuais, transfusões de sangue e da mãe para o bebê durante a gestação e o parto. Neste último caso, a doença recebe a denominação de sífilis congênita. Dados da Secretaria de Saúde informam que a doença é quatro vezes mais frequente em gestantes do que o HIV. Estima-se que cerca de 48 mil grávidas estejam infectadas hoje no país. Caso a mãe e o parceiro passem pelo tratamento, a doença pode ser curada.
Durante esta semana, várias ações serão desenvolvidas pela cidade como forma de incentivar o combate à doença, bem com de orientar a população. Os cidadãos poderão ainda fazer testes de detecção da sífilis.