A saga ou peregrinação da AD Guarulhos na 4ª Divisão do futebol paulista já tem dia e hora marcada para começar. Na última sexta-feira, 12, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela da competição e ela indica a estreia do escrete guarulhense para o dia 17 de abril, às 10h, no estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, contra o EC São Bernardo. O Índio integra o grupo 4 do certame estadual.
Além de AD Guarulhos e São Bernardo, a chave é composta pelas equipes do Manthiqueira, Portuguesa Santista, Atlético Mogi, que retoma suas atividades profissionais nesta temporada, Grêmio Mauaense, Jabaquara e União Mogi. Assim como na última temporada, a segunda fase será formada pelos quatro primeiros colocados de cada grupo. Os 16 classificados serão distribuídos em quatro chaves com quatro times.
A novidade para a edição deste ano aparece a partir da terceira fase. Esta etapa, quartas de final, será disputada no formato mata-mata. Semifinais e a grande final também serão disputadas neste modelo. Apesar de divulgar a tabela com data e horário para cada embate, os clubes podem se manifestar solicitando qualquer tipo de alteração até a próxima segunda-feira, 22. A competição está prevista para começar no dia 16 de abril com seis jogos.
Entretanto, segundo o diretor de futebol da AD Guarulhos, Milton Nascimento, a agremiação guarulhense inicia seus trabalhos para o torneio estadual, que a partir deste ano oferece apenas duas vagas de acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista, na próxima semana. Contudo, o dirigente revelou que alguns atletas que interessam ao clube estão envolvidos em outras disputas e devem chegar no decorrer do trabalho.
Sem nunca ter superado a fase inicial do quarto nível do futebol paulista, a diretoria do Índio guarulhense manteve a mesma comissão técnica do ano anterior. Ou seja, será comandado por mais uma temporada pelo técnico Nelson Kerchner. No ano anterior, a AD Guarulhos encerrou sua participação no campeonato na 8ª posição do grupo 3. A campanha foi composta por 4 vitórias, 5 empates e 9 derrotas. A equipe marcou 24 gols e sofreu outros 30.