Saúde

62% dos enfermeiros sofreram durante a pandemia; projeto de vereador cria sala de descanso em unidades de Guarulhos

Pesquisa realizada pelo Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem) realizada com 10.329 profissionais, entre enfermeiros, obstetras, técnicos e auxiliares de enfermagem, mostrou que 62,1% dos profissionais de enfermagem afirmaram ter tido algum tipo de sofrimento mental durante a pandemia. Em Guarulhos, um Projeto de Lei do vereador Romildo Santos cria uma sala de descanso para os trabalhadores nas unidades de saúde com o objetivo de diminuir o estresse durante a jornada.

O mesmo levantamento apontou que 70,2% tiveram sintomas físicos como fraqueza, tonturas, dores em geral, problemas para respirar, dormência, formigamentos, dificuldade de concentração e esgotamento físico e/ou cansaço. Além disso, sintomas emocionais, como medos, sentimentos de culpa, pânico e esgotamento mental e/ou pensamentos ruins, surgiram em 64,5% das respostas. Diante desses índices, ficou clara a necessidade de um olhar sensível com esses profissionais que foram essenciais nos últimos dois anos salvando milhões de vidas. As também chamadas “salas de descompressão” são cruciais no alívio ao estresse durante as cargas de trabalho para uma categoria que luta incansavelmente por condições dignas e seguras.

O autor da Lei, vereador Romildo Santos, está em seu quarto mandato. Além da atuação na saúde, tem projetos desenvolvidos na área do esporte, como, por exemplo, as áreas de lazer em bairros como Primavera, Mikail, Santa Lídia e Jardim das Nações.

Romildo Virgínio dos Santos nasceu no fim da década de 60 na cidade de São Paulo. Mora em Guarulhos desde 1976, atualmente no bairro Jardim Belvedere. Além de vereador, também é encarregado administrativo financeiro. É viúvo, pai de um casal de filhos e avô de duas netas. É guarulhense e filiado ao PSD, estando no seu quarto mandato no Legislativo

Posso ajudar?