O Procon Guarulhos abriu 10.426 processos administrativos no ano passado, dos quais 7.320 foram resolvidos e deixaram os reclamantes satisfeitos, o que equivale a um índice de 70,21% de resolutividade com satisfação do consumidor. Os 30% restantes incluem os casos em que as pessoas não deram prosseguimento ao processo ou aqueles em que foi proposto um acordo financeiro e o consumidor não aceitou.
Já as demandas provenientes de denúncias (casos que são tratados no mesmo momento, como uma consulta negada, realocação em voo, uma oferta não cumprida pelo estabelecimento, entre outros) foram 100% solucionadas, índice que tem se mantido ao longo dos anos. No geral foram feitos 119.133 atendimentos em 2022 nas três unidades do órgão (Centro, Pimentas e São João) e nos bairros, por meio da unidade móvel Procon Itinerante.
Os dados foram divulgados pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor nesta sexta-feira (17), por ocasião do encerramento da Semana do Consumidor, que contou, ao longo da semana, com atividades como fiscalizações orientativas no comércio do Centro e entrega da placa 151 do Disque-Denúncia em lojas, além de palestras educativas para fornecedores e compradores.
“No ano passado 7.320 pessoas vieram ao Procon e saíram felizes. Elas chegaram com problemas, pois de alguma forma foram desrespeitadas pelos fornecedores. O trabalho do Procon é de ouvir, dar atendimento diferenciado e humanizado. Muitas vezes a chave para solucionar está em uma informação essencial, no detalhe que vai esclarecer e ajudar a entender qual a infração cometida pelo fornecedor”, explicou a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher.
Com um débito de R$ 16.500 junto à concessionária de energia elétrica, Andréia Araújo Mendes obteve o cancelamento do valor três dias após a abertura do processo no órgão de defesa do consumidor. “Graças ao Procon deu tudo certo. Cheguei aqui e fui muito bem atendida. Todos se propuseram a me ajudar. Indico o Procon para os que não sabem como resolver um problema e estão sem esperança”, disse Andréia.
Moradora da Vila Nova Bonsucesso, Renale Ferreira de Lira Dantas pagou R$ 780 no reparo de sua TV que não ligava, porém mesmo estando na garantia o aparelho voltou a apresentar o defeito e a empresa não conseguiu consertá-lo alegando haver um problema em outra peça. Ela procurou o Procon, abriu uma reclamação contra a assistência técnica e obteve uma outra televisão como reparação. “Se não fosse o Procon o caso estaria perdido. Fui muito bem atendida pelos funcionários do órgão e não demorou muito tempo para meu problema ser resolvido”, contou a consumidora, satisfeita.
O Procon Guarulhos recebe reclamações por meio do Disque-Denúncia 151 e também pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br.
Atendimentos presenciais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
– Procon Centro: rua Sete de Setembro, 164, Centro.
– Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João – Telefone: (11) 2408-4315.
– Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC) – Telefone: (11) 2484-1070