O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. Porém, diante da ausência de um método eficaz de diagnóstico em mulheres assintomáticas, 80% dos casos são descobertos em fase avançada, quando já disseminados. Em Guarulhos, um Projeto de Lei da vereadora Karina Soltur visa a levar informação com o objetivo de diminuir esses índices.
Em 2020, 3.921 mulheres morreram em decorrência do câncer e 6.650 novos casos foram descobertos. As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e consultar frequentemente o médico. Contudo, nem toda a população reage dessa forma. Por isso, o PL 1180/2021 sobre Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário no Município de Guarulhos foi aprovado na última segunda-feira, 20/6, e encaminhado para a sanção do prefeito Guti.
Também foi de Karina o projeto que incluiu portadores de doenças crônicas ao grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus. A medida incluiu pessoas com deficiência, acompanhantes e pacientes em hemodiálise.
Natural de Barretos, onde nasceu em 5 de fevereiro de 1979, Karina reside em Guarulhos há 20 anos, tem dois filhos e é companheira de Eduardo Soltur, ex-vereador e ex-presidente da Câmara. Esse é seu segundo mandato. De 2016 a 2019, foi vereadora em Bom Jesus dos Perdões, local onde a família mantém empresa do ramo de transportes. Em Guarulhos, é o seu primeiro mandato.