Cidades

Diocese de Guarulhos mantém missas, mas recomenda que idosos não compareçam

A Diocese de Guarulhos divulgou uma nota oficial, na tarde desta quarta-feira...

A Diocese de Guarulhos divulgou uma nota oficial, na tarde desta quarta-feira, 18/03, na qual mantém as missas dominicais, com algumas mudanças, e orienta que os idosos não compareçam, solicitando a eucaristia em suas residências. Estão suspensas as celebrações da Palavra, catequese, grupos de oração e grupos de reflexão.

A Diocese orienta ainda que as pessoas que estiverem com gripe ou resfriado não devem comparecer às celebrações. Quem não se sentir à vontade para participar, não deve se sentir obrigado. Para os fiéis da catequese de adultos as celebrações próprias da quaresma acontecem nas missas dominicais. Batizados e matrimônios também estão mantidos.  

Os mutirões de confissões das foranias estão cancelados a partir desta quinta-feira, 19/03. A orientação para os padres é atender os paroquianos, na medida do possível. 

As missas serão transmitidas pelos meios de comunicação: TV, Rádio, Web, Redes Sociais. 

Recomendações durante as missas:

Sejam conservadas somente as celebrações dominicais. 

Onde for possível, ofereça-se aos irmãos, na entrada da igreja, álcool em gel.

Seja suprimido o abraço da paz.

A comunhão seja distribuída aos fiéis somente nas mãos. 

Seja desinfectada a superfície dos bancos antes de cada missa.

Procure conservar o ambiente das igrejas o mais ventilado possível.

Não sejam cantadas as partes fixas da missa, somente entrada, salmo, aclamação ao evangelho, preparação das oferendas, comunhão e final. Proclamem-se, quando houver, as leituras na forma breve.

 

A celebração “24 horas para o Senhor” foi mantida. “É tempo de oração e penitência”, informou a Diocese. Não haverá missa, mas está mantida a exposição do Santíssimo Sacramento no início das 24 horas. 

 

Orientação para a Semana Santa:

a – Seja suprimida a procissão dos Ramos (05 de abril), mas faça-se, conforme o Missal, a segunda forma, a entrada solene.

b – Onde for costume ter momentos de oração e celebração na segunda, terça e quarta-feira santa, este ano sejam suprimidas.

c – Dada a solenidade com que se celebra o Tríduo Pascal e a Santa Páscoa, os cantos sejam mantidos.

d – Missa Crismal da quinta-feira santa (09 de março) às 09h na Catedral, será reservada, somente para o clero.

e – Onde for possível, celebrem em dois horários a Missa In Coena Domini. Seja utilizado o mesmo critério das 24 horas para o Senhor, para os momentos de oração e adoração, após a Trasladação do Santíssimo Sacramento.

f – Onde for possível, celebrem em dois ou três horários (12h, 15h, ou 17h) a Celebração da Paixão do Senhor. Para o rito da Adoração da Cruz seja utilizada a segunda forma: Apresentação da Cruz.

g – Ainda na sexta-feira santa, sejam suprimidos os outros momentos de oração, exceto o que foi dito na letra e). Portanto, não deve haver a procissão do Senhor Morto e/ou outras procissões, Teatro da Paixão e outras atividades.

h – Na Vigília Pascal (11 de abril), tudo seja feito com a solenidade que lhe é própria, mas sejam proclamadas somente as 05 leituras obrigatórias. Nas paróquias, onde for possível, sejam realizadas duas celebrações da Vigília. Lembrando que o horário mais cedo, em que pode ser realizada, é ao anoitecer (por volta das 18h30). No horário mais tarde, que termine antes do dia começar a clarear.

i – No Domingo da Páscoa da Ressurreição, seja suprimida, onde for costume, a procissão da ressurreição. 

Mais informações – http://diocesedeguarulhos.org.br/nota-oficial-sobre-o-covid-19/

Posso ajudar?