Cidades

Guarulhenses ignoram isolamento social e se aglomeram na região da Vila Galvão

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a aglomeração de pais e crianças...

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a aglomeração de pais e crianças na área do piscinão da Vila Rosália. Nas imagens, as pessoas se divertem com skates e bicicletas e ignoram a orientação das autoridades de saúde, que apontam o isolamento social como a principal medida para conter o avanço do coronavírus, doença que já matou, oficialmente, 4 pessoas em Guarulhos. 

Além dessas confirmações, até o momento 17 óbitos estão sob investigação e 42 pacientes testaram positivo para a doença. O número deve aumentar nos próximos dias com o avanço da liberação de novos resultados pendentes no Instituto Adolfo Lutz, responsável pelas análises dos testes.

No Lago dos Patos, há frequentadores durante todo o dia. E isso aumenta consideravelmente no início da noite, com várias pessoas praticando atividades físicas sem se preocupar com o distanciamento mínimo. Os parques públicos da cidade, como Bosque Maia e o Zoológico, seguem fechados. 

O GuarulhosWeb recebe, todos os dias, diversas denúncias sobre comércios não essenciais abertos, fluxo intenso de pessoas nas ruas e aglomerações em espaços abertos. As denúncias podem ser feitas pelo número 153. As atividades ao ar livre não estão proibidas. Mas é importante saber que durante os exercícios, as medidas de distanciamento social permanecem as mesmas.

A Secretaria de Assuntos para Segurança Pública (SASP) de Guarulhos esclareceu que a Central de Atendimento da GCM recebeu nos últimos dias cerca de 200 ligações com denúncias de descumprimento de medidas protetivas, tendo confirmado 60. A maioria das denúncias foi de aglomerações nas regiões do Cabuçu, Recreio São Jorge, Jardim São João, Bonsucesso e Pimentas. Nesses casos, os guardas passaram informações e orientações sobre o perigo do contágio e a gravidade da doença. Os munícipes podem denunciar aglomerações na Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal, que recebe chamados 24 horas, todos os dias da semana, pelos telefones 153 e 2475-9444.

Posso ajudar?