Cidades

Turbina de avião da Gol pega fogo após colidir com pássaro ao decolar em Guarulhos

Aeronave foi atingida por ave durante a decolagem e não houve feridos. Avião fez o retorno em São José dos Campos e irá retornar ao aeroporto de Cumbica

Um avião da Gol pegou fogo em uma turbina ao decolar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na manhã desta quarta-feira, 29/04. Ao GuarulhosWeb, a GRU Airport, concessionária que administra o terminal, informou que um pássaro colidiu contra a aeronave no momento da decolagem, e que não houve feridos.

Um leitor do GuarulhosWeb, morador da Ponte Alta, disse que chegou a ver o avião com problemas. “A turbina do lado direito fazia um barulho forte e saía fogo. Não tem 5 minutos que ele passou. A cada barulho era uma bola de fogo que saía”, disse Tiago Souza.

O Boeing da Gol atingido pelo pássaro foi o do voo 2034, que seguia para Salvador, na Bahia. A aeronave fez o retorno na altura de São José dos Campos e, por volta às 12h09, estava retornando ao aeroporto de Guarulhos.

O GRU Airport informou que não houve impacto nas operações do terminal com o incidente. Segundo a concessionária, o que houve foi um “bird strike”, algo considerado rotineiro na aviação.

A versão é confirmada pela Gol. Em nota enviada à reportagem, a empresa afirma que o setor aéreo tem uma extensa lista de tecnologias e precauções para lidar com pássaros, drones e outros elementos que cruzam os céus diariamente. E que a Abear explica em vídeo (https://youtu.be/e8G9UgOTdbk) e também em podcast (http://bit.ly/2ngaaST).

A companhia confirmou a ocorrência desta manhã e afirmou que o pouso foi realizado com segurança. “Os clientes estão recebendo toda assistência necessária, sendo reacomodados no próximo voo”. 

Posso ajudar?