Na contramão da luta contra o coronavírus, um grupo de homens, a maior parte adultos, insiste em burlar as regras de distanciamento social vigentes na cidade e no Estado. Na manhã desta segunda-feira, creca de 10 adultos voltaram a jogar futebol na quadra da praça Gilberto Van Mill, a praça das Pedras, no Macedo. Pouco mais de meia hora depois, duas motos da Guarda Civil Municipal (GCM) chegaram ao local para dispersar o grupo.
Durante mais de 15 minutos, os agentes precisaram argumentar e conversar com os homens, que insistem em não deixar a praça, apesar de terem parado imediatamente com a chegada da GCM. O grupo se reúne todos os dias no local, inclusive com professores de educação física, que levam para a praça equipamentos para darem aula ao ar livre.
Enquanto parte dos moradores de condomínios próximos não se conformam com o desrespeito à quarenta, outros chegam até a criticar a ação dos GCMs, alegando que são livres para ir e vir. Há grande número de pessoas que caminham ou correm na praça, passeiam com cachorros, sem usar máscaras.
No domingo à tarde, famílias inteiras, inclusive com crianças desprotegidas, passaram pela praça, jogando bola, andando de bicicleta e até empinando pipas, sem respeitar a quarentena. Guarulhos tem até o momento (dados de sábado) 880 casos confirmados de Covid-19 e 126 mortes em decorrência da doença. No Brasil, já são mais de 11 mil óbitos.