Cidades

Rede Fácil soma mais de 13 mil atendimentos por e-mail e telefone no período de isolamento social

Os serviços mais solicitados são atualização de boletos, segunda via de IPTU, certidões negativas, certidões e informações mobiliárias.

A Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão realizou, de 23 de março a 8 de maio, um total de 13.576 atendimentos por e-mail e telefone. Todas as unidades do Fácil estão com seu atendimento presencial suspenso por tempo indeterminado como forma de prevenção à Covid-19.

 

Dos atendimentos, 10.345 foram realizados por e-mail e 3.231 por telefone. Alguns assuntos devem ser resolvidos prioritariamente por e-mail, já que existe a necessidade da juntada de documentos e encaminhamento para o órgão, que dará sequência à solicitação.

 

Os funcionários, em sistema de rodízio e teletrabalho, estão realizando os atendimentos à população pelo telefone (11) 2475-8651, das 8h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].

 

De acordo com a gerência da rede, os serviços mais solicitados são atualização de boletos, segunda via de IPTU, certidões negativas, certidões e informações mobiliárias.

 

De acordo com Paulo Baban Pina, diretor de Atendimento ao Cidadão, o contato por esses canais tem se mostrado muito eficiente. “Estamos conseguindo atender muito bem todas as solicitações que chegam até nós. O tempo médio de resposta por e-mail, por exemplo, é de até um dia útil já com a resolução do problema ou encaminhamento para o departamento responsável”, afirma.

 

Serviços disponibilizados no portal

 

Diversos serviços do Fácil estão disponíveis de forma online, como emissão de guias de tributos municipais e certidões.

 

Para acessar o site é preciso primeiro entrar em www.guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços, através da qual aparecerá a opção Portal do Fácil e diversas outras. Ao entrar no portal é possível procurar por qualquer serviço no campo de busca. É importante lembrar que, para utilizar os serviços do Portal do Fácil, deve-se utilizar o navegador Google Chrome e desabilitar os pop-ups.

 

Confira o passo a passo para os serviços mais solicitados

 

Certidão de uso de solo online

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em Certidão de Uso de Solo. É necessário realizar um cadastro, com login e senha, depois clicar no ícone Certidão de Uso do Solo e em seguida em Uso do Solo. O portal irá solicitar que você preencha um formulário para gerar a taxa e acompanhar pelo próprio sistema a emissão da certidão.

 

Segunda via de IPTU, atualização de parcelas em atraso do IPTU do exercício vigente, segunda via de parcelas de acordos vigentes e atualização de parcelas vencidas de acordos vigentes

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em IPTU, no qual você deverá optar pela opção Via do IPTU e digitar o número da inscrição cadastral. O portal lhe dará opções; basta escolher a que você estava buscando e imprimir.

 

Segunda via de ISS e taxas

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Via de Tributos Online e Segunda Via de Tributos. Então você deve selecionar o tipo de inscrição e digitar o número da inscrição cadastral. Selecione parcela ou recibo e imprima.

 

Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI)

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em ITBI Online e preencher os campos indicados com base no documento da transação e emitir. Caso haja dúvidas, acessar o Manual Básico do ITBI, também disponível no site.

 

Certidão de valor venal (apenas do exercício corrente)

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Certidões e Certidão de Valor Venal. Em seguida é necessário digitar o número da inscrição cadastral e selecionar Certidão de Valor Venal Terreno ou Prédio e, em seguida, emitir.

 

Certidão de cadastramento imobiliário (somente imóvel com uma testada)

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Certidões e selecionar Certidão de Cadastramento Imobiliário. Digitar o número da inscrição cadastral imobiliária e imprimir.

 

Certidão de inscrição mobiliária

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Certidões, selecionar Certidão de Inscrição e digitar o número da inscrição.

 

Boleto online para pagamento à vista de ISSQN construção civil por m²

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, buscar por Boleto Online para Pagamento à Vista de ISSQN Construção Civil por m², entrar em Cálculo do ISSQN Construção Civil m² Espontâneo e selecionar Cálculo do Imposto pela Área da Obra em Metros Quadrados. Preencher os dados solicitados, principalmente os campos de preenchimento obrigatório, e clicar em calcular e emitir.

 

Pagamento à vista de débitos inscritos em dívida ativa

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Pagamento à Vista de Débitos Inscritos em Dívida Ativa, selecionar o tipo de inscrição e digitar o número da inscrição/cadastro. Selecionar o recibo que deseja efetuar o pagamento e clicar em emitir.

 

Emissão de demonstrativo de débitos

 

Clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Extrato de Débitos, digitar o número da inscrição cadastral e imprimir.

 

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