Já está no ar, a partir desta sexta-feira, 22/05, o segundo episódio dos encontros virtuais com o tema Patrimônio Cultural para Curiosos. Iniciativa da Secretaria de Cultura de Guarulhos, por meio do Arquivo Histórico Municipal, a série de encontros é apresentada por Araci Borges e está disponível na fanpage https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/ para apreciação dos interessados.
A partir do tema Saberes e Formas de Expressão, Araci aborda o conceito de patrimônio imaterial das sociedades. “Trata-se das práticas, saberes, formas de expressão, crenças, técnicas e celebrações, o que são, como são transmitidas de geração para geração e como chegaram até nós”, explica a apresentadora. Nesse debate importa destacar ainda, segundo Araci, quais são as formas de proteção da herança imaterial brasileira tendo em vista a indústria cultural e a cultura de massa.
“Todos nós participamos da geração e transmissão desse patrimônio ao preparar uma tapioca, escrever um folheto de cordel, preparar uma receita antiga ou participar de uma festa religiosa. Tudo isso ajuda a preservar o patrimônio cultural e imaterial de um povo”, observa Araci.
O episódio Saberes e Formas de Expressão integra uma minissérie com dez vídeos, disponíveis sempre às sextas-feiras na fanpage do Arquivo Histórico Municipal. Na última semana a série abordou o tema O Que é o Patrimônio Cultural?. O cronograma de vídeos conta com os seguintes temas:
29 de maio: “Nosso patrimônio imaterial – a diversidade das celebrações”;
5 de junho: “Os lugares e sua dimensão imaterial”;
12 de junho: “Cidades, artefatos e patrimônio”;
19 de junho: “Museus e patrimônio”;
26 de junho: “Turismo e patrimônio”;
3 de julho: “Arte e patrimônio”;
10 de julho: “Patrimônio natural”;
17 de julho: “Intervenções nas cidades”.
Para saber mais sobre a programação de eventos culturais online nesse período de pandemia acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.
Serviço
Patrimônio Cultural para Curiosos
Disponível a partir desta sexta-feira, 22 de maio
Tema: “Saberes e formas de expressão”