Matéria publicada nesta sexta-feira, 12/06, pelo jornalista Ricardo Meier, no blog Metrô CPTM traz projeções feitas por um escritório de arquitetura, responsável pelo projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô, de como seria a futura Estação Dutra, que interligará, segundo os planos da companhia, as linhas 2-Verde e 19-Celeste, em Guarulhos.
Segundo o escritório Tetra, a estação será imensa, com mais de 34 mil m² de área, e incluirá um terminal de ônibus com sete plataformas de embarque e desembarque de passageiros. Deverá ser construída em uma área de estacionamentos vizinha ao Internacional Shopping Guarulhos. Segundo a Tetra, “a estação será construída em vala a céu aberto (VCA) que abrigará o seu corpo principal e as salas operacionais. O hall de bilheterias da estação recebe os passageiros provenientes de três acessos“.
A estação contará ainda com uma praça de uso público sobre a cobertura do corpo principal que terá quatro aberturas para assegurar ventilação e iluminação natural. Uma das novidades da estação Dutra será a inclusão de áreas de lazer como pista de skate, playground, ginástica e uma quadra poliesportiva. Haverá também um bicicletário para 290 unidades e espaço para boxes comerciais.
Vai demorar
A chegada do Metrô ao município de Guarulhos já conta com uma longa série de anúncios e adiamentos. Licitado em 2014, o prolongamento da Linha 2-Verde já poderia estar pronto, mas foi sendo adiado por conta da crise econômica, entremeada por problemas políticos, que colocou o trecho de 14 km no limbo por vários anos.
A gestão Doria resgatou o projeto no ano passado, mas apenas no trecho entre Vila Prudente e Penha, deixando Guarulhos de fora. A porção final, que inclui a Estação Dutra e mais quatro estações, encontra-se na fase de desapropriações ainda e deve ter a ordem de serviço assinada num futuro breve, estima o Governo do Estado.
Por isso, a materialização da megaestação Dutra só deverá ocorrer dentro de oito a dez anos, num prognóstico otimista. O Metrô trabalha com uma previsão de abrir as quatro primeiras estações da extensão em 2025 e outras quatro em 2026 – todas elas estão com seus canteiros em início de implantação atualmente. Para que a fase final da Linha 2 comece a ser construída será preciso concluir a liberação dos terrenos, o que já está ocorrendo em vários trechos.
Futura estação da Linha 19-Celeste, até o Bosque Maia
Outra possibilidade para a chegada do Metrô a Guarulhos é a Linha 19-Celeste, que também deverá passar pela Estação Dutra, a caminho do Bosque Maia. Será uma parada em ramal subterrâneo e que atenderá o centro de Guarulhos. Ainda de acordo com o escritório de arquitetura contratado pelo Metrô, haverá uma área de ampliação no mezanino “para futura interligação com a Linha 19 do Metrô, cuja exata localização e condições serão oportunamente definidas”.
O projeto básico da estação Dutra da Linha 19 está em fase de licitação atualmente, embora suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado. Quando as linhas duas estiverem operacionais, certamente o volume de usuários diários será muito elevado diante da carência de mobilidade eficiente e de grande capacidade nessa região. Para os moradores de Guarulhos, a estação Dutra será o ponto de decisão em seguir diretamente até o centro de São Paulo (Linha 19) ou, por exemplo, acessar a região da avenida Paulista pela Linha 2. Nas imagens da Tetra é possível notar que os pisos e as plataformas terão espaço generoso, já prevendo uma grande frequência de passageiros.
Curiosamente, no edital do projeto básico da Linha 19 há uma observação do Metrô que aponta que a Linha 19 deveria estar pronta antes de a Linha 2 chegar à Dutra. É uma possibilidade, embora remota, caso o governo consiga oferecê-la à iniciativa privada em condições atraentes. Certamente, para os moradores da região qualquer das estações Dutra que ficar pronta significará um ganho incomensurável.
Com informações: Blog Metrô CPTM