Um abaixo-assinado criado pela internet pede o retorno de cinco linhas de ônibus intermunicipais, desautorizadas no mês passado pelo prefeito da Capital, Bruno Covas. A petição se aproxima da meta de 2.500 assinaturas para encaminhar a demanda ao Estado.
Endereçada ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU)), que administrava as rotas, a campanha quer a revogação a Portaria SMT.GAB no. 074/2020, que excluiu do transporte intermunicipal as linhas 016 Guarulhos (Terminal Urbano Guarulhos) São Paulo (Metrô Armênia), 575 Guarulhos (Terminal Urbano) – São Paulo (Metrô Armênia), 577 Guarulhos (Jardim Ipanema) – São Paulo (Metrô Armênia), 344 Guarulhos (Parque Alvorada) – São Paulo (Metrô Penha), 595 Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) – São Paulo (Metrô Brás).
Encabeçada pelo perfil “Rede do Bem Guarulhos”, a petição ainda afirma, na descrição, que “causa estranheza que esta seja uma medida solicitada pela Prefeitura de São Paulo – fato amplamente divulgado pela imprensa – sem que tenha havido uma tratativa previa com a Prefeitura de Guarulhos, que é conhecedora da necessidade dos munícipes do Parque Cecap e região”.
O abaixo assinado justifica que uma região com mais de 20 mil moradores, como o Cecap, conta agora com apenas uma linha, a 552, para atender a demanda de outras quatro excluídas.