O governador João Doria anunciou durante coletiva de imprensa, a manutenção de Guarulhos – pela quarta vez – e demais cidades do Alto Tietê na fase amarela do Plano SP. Na fase, estão permitidas as reaberturas de bares, restaurantes, salões de beleza e academias, além das universidades.
Alguns critérios, porém, deverão ser respeitados para a reabertura das instituições de ensino. Apenas 35% dos alunos matriculados frequentarão as aulas. O distanciamento e o uso da máscara continuam obrigatórios.
A decisão de manter Guarulhos na fase amarela vale até a próxima sexta-feira, 7/8. Além do município, o grupo, “Grande SP Leste – Alto Tietê”, é composto por Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Todas as cidades, portanto, recebem a mesma classificação.
A maior novidade da reclassificação foi o “rebaixamento” da região de Registro para a fase vermelha – inicial – que permite a abertura tão e somente do comércio absolutamente essencial, como padarias, farmácias e supermercados.