Cidades

Clínica veterinária recebe doações para 60 gatos resgatados na Vila Augusta

Os doadores podem procurar a Clínica Veterinária Kilocão, no Parque Continental

Após uma denúncia de vizinhos, 60 gatos foram resgatados em um sobrado, na Vila Augusta, no último domingo, 16/08. A ação de resgate teve a participação da Clínica Veterinária Kilocão, que está cuidando dos felinos que estão debilitados e serão acompanhados até serem adotados por lares permanentes. 

Segundo a veterinária, Daniela de Oliveira Souza Souto, alguns animais estão extremamente debilitados e precisam de cuidados. “Nós estamos avaliando cada animal e precisamos entender a necessidade de cada um. Temos animais com fungos por falta de sol e animais extremamente debilitados. Os próximos dias serão para cuidar da saúde deles. Depois vem a fase de castrar, vacinar e encaminhar para lares definitivos”, explicou.

Para atender as necessidades dos animais, a clínica precisa de insumos como: cobertores, produtos de limpeza, ração premium e sem corante para gatos, antipulgas e vermífugos. As doações podem ser feitas na clínica na rua Eloi Marques Pinto, número 59, no Parque Continental II. 

O resgate 

A médica veterinária, contou para nossa equipe que sempre trabalhou com a proteção animal. Esteve em resgates em locais como Mariana, Brumadinho e Rio Casca, em Minas Gerais, além de Belém do Pará e outros resgates de canis clandestinos em Guarulhos. 

“Quando eu cheguei no resgate deste domingo, a sensação foi de desespero, era uma situação terrível e insalubre. Eu não sei como aqueles animais conseguiram viver tanto tempo naquela sujeira. Nós precisamos de botas para acessar o local e saímos várias vezes para respirar e evitar uma intoxicação” contou a veterinária. 

Daniela conta que hoje os animais estão bem acomodados e seguros. Alguns são ariscos e precisam ser ressocializados, mas receberão acompanhamento.  “Vamos conseguir bons lares para eles, para nunca mais eles tenham que passar pelo que passaram”, encerrou. 

Entenda o caso

No domingo, 16/08, a polícia foi chamada após uma denúncia de maus tratos de animais. Ao todo, 60 gatos foram resgatados de um sobrado, na Vila Augusta. O dono do imóvel deixou o local para viver em Caraguatatuba, litoral de São Paulo, e abandonou os animais desde março deste ano.

Duas vizinhas da residência conseguiram gravar imagens dos animais dentro do imóvel e acionaram a polícia. Dentro da residência, os móveis estavam quebrados, havia lixo e ração espalhada no chão. Junto com a comida, elas encontraram ainda fezes e insetos.

Os vizinhos contam que o homem resgatava animais abandonados há 10 anos. Porém, há dois o mau cheiro que saía da residência começou a chamar atenção. Desde março, o odor teria piorado, o que levou à denúncia. A residência era conhecida por moradores do bairro como a “casa dos gatos”.

O proprietário do imóvel teria confessado o abandonado. Ele escreveu em uma rede social: “não quero ver os gatos presos em gaiolas na zoonoses e que gostaria de ver pessoas dispostas a adotar, desde que dentro de casa”. Ainda no texto, ele diz que “sofreu muito com a perda de vários animais em Caraguatatuba”.

Posso ajudar?