Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 19/8, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou a autorização do funcionamento de shoppings, restaurantes, academias, salões de beleza e demais comércios e serviços por oito horas diárias – ao invés das seis atuais – a partir da próxima sexta-feira, 21. A medida deverá ser avalizada pelo prefeito Guti para entrar em vigor.
A alteração vale para cidades que estiverem na fase amarela do Plano São Paulo, a exemplo de Guarulhos e toda região do Alto Tietê. Em 12 de junho, data da reabertura do comércio, os shoppings da cidade chegaram a abrir por oito horas, entretanto uma decisão judicial obrigou Guarulhos a seguir as recomendações do Plano SP.
O empresário também poderá escolher se vai adotar uma jornada contínua ou uma abertura fracionada, além de ganhar a opção do período de funcionamento do comércio: manhã, tarde ou noite. Apesar da flexibilização, o distanciamento social e o uso da máscara continuam obrigatórios.