Em 18 de setembro de 1950, em um evento simples realizado em São Paulo, Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi, primeira emissora de televisão no Brasil. Portanto, nesta sexta-feira, 18/9, o país comemora 70 anos da primeira transmissão no novo meio de comunicação. Em Guarulhos, porém, a realidade foi outra: foram necessárias quase quatro décadas para a chegada de uma TV local.
No final dos anos 80, o grupo Sanzone foi contemplado com a concessão de uma TV em Guarulhos: o canal 58 UHF – com sinal aberto – denominado TV Metropolitana. Porém, a medida autorizava apenas a reprodução de programação educativa. A produção gozava de boa estrutura e chegou a produzir boas atrações e realizar, já nos anos 90, entradas ao vivo. Atualmente, a emissora – que retransmite a Rede Século 21 – pertence ao Grupo Camargo, que também é dono das rádios Alpha e 89 FM.
O investimento no meio de comunicação continuou com a chegada da Canbras (Canadá-Brasil), que tinha parte das ações ligadas a um grupo canadense e operava em várias cidades, além de Guarulhos. A empresa foi comprada em outubro de 2003 pela operadora Horizon.
Em Guarulhos, a Alusa, controladora da BigTV, que era sócia dos canadenses, ficou com o controle dos assinantes no município e abriu mão de São José dos Campos para a outra interessada. Depois, a BigTV, popular entre os moradores da cidade, foi vendida à operadora Net.
Entre o fim da década de 90 e o início dos anos 2000, surge a TV comunitária Guarulhos. A princípio, a rede funcionava em um sobrado na rua Cachoeira com instalações modestas e exibindo conteúdos terceiros. Aos poucos, foi ganhando estrutura e hoje é a única em funcionamento na cidade, transmitida no canal 3 da Net – tv a cabo. “Cheguei em 1998…99, quando a TV Guarulhos foi fundada”, conta Fernando Mauro, presidente da emissora.
Quem trabalhou por muitos anos na TV Guarulhos foi Martinho Risso. Ao todo, foram 16 no comando do TV Cidade, atração com prestação de serviços, diariamente. “Comecei há quase 20 anos. Meu programa completou mil edições em outubro de 2010. Continuei produzindo até o final de 2016 e desfrutamos de grande audiência”, explica o comunicador, que mantém vídeos do seu antigo programa em uma página do Facebook.
Outra empresa de comunicação que se manteve por mais de dez anos no ar em Guarulhos foi a TV Destaque. Com início em 2005, a emissora inovou ao ser a primeira rede local a realizar um debate ao vivo com candidatos à Prefeitura de Guarulhos. “A operadora BIG TV me convidou a gerir um canal de televisão local. Aceitei o desafio junto com minha família e ficamos à frente da TV Destaque até janeiro de 2017 sendo pioneiro em diversas atrações e formatos em Guarulhos. Iniciamos na garagem da minha casa, depois graças a Deus fomos evoluindo em estrutura, equipamentos, mão de obra e grade de programação”, diz Geraldo Junior, administrador da Destaque durante o maior período de sua história.
O comunicador se orgulha ao lembrar que transmitia, ao vivo, as sessões da Câmara Municipal e mantinha um telejornal diário na faixa das 18 horas, além de ser o pioneiro na cidade a produzir um programa de varejo. Outra marca da Destaque era o grande espaço dedicado ao esporte, com boa cobertura dos times locais. Em 2018, um ano após a venda, a emissora, que operava no canal 15 da Net, encerrou as atividades.
Outras três emissoras, no mínimo, tiveram o mesmo destino em Guarulhos. A Teovision, canal 14 da BigTV, chegou a fechar parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos) para oferecer desconto aos associados da entidade em anúncios na programação. Em 2008, a rede chegou a sabatinar os prefeituráveis daquela eleição. Apesar dos esforços, a emissora não está mais no ar.
Comandada pelo empresário Bruno Mendonça, a TV Nativa, já desativada, surgiu no canal 183 da Net em 2015. Na programação, além do Shop Cidade, que anunciava o varejo guarulhense, a emissora tinha atrações ligadas à música sertaneja, cinema e novidades de carros.
Outra rede que marcou os guarulhenses foi a TV Cantareira, administrada por uma ONG. Nome conhecido em Guarulhos e um dos patronos do jornalismo da cidade, Osvaldo Tassi relembra os tempos no comando das transmissões esportivas. “Faz um bocado de tempo, mas fomos os primeiros a cobrir Guarulhos e Flamengo”, comemora o jornalista, que chegou a transmitir a Copa de 70 dentro de um estúdio da rádio Boa Nova – também com concessão de Guarulhos, ao lado do também jornalista Hermano Henning.
“É uma satisfação. A gente se esforça ao máximo pra fazer um bom trabalho e, acima de tudo, valorizar a regionalidade que existe. A gente tem que falar das nossas coisas e o futebol faz parte delas”, completa Tassi. O último movimento da TV Cantareira nas redes sociais foi em 2014. A emissora encerrou as atividades.
Na opinião do veterano, ainda falta à cidade uma TV aberta voltada para as necessidades da população guarulhense. “É a grande dificuldade. TV a cabo nem todos assistem, nem todos têm”, afirma. Atualmente ele faz parte da equipe do Câmera Esportiva, apresentado por Ulisses Pinto, na TV Guarulhos.
Geraldo Junior não concorda com o argumento que o cidadão de Guarulhos não acompanha as emissoras da região. “Graças a Deus, até hoje, depois de três anos que a TV encerrou suas atividades, eu e meu filho Diego, que apresentou o Esporte em Destaque por mais de 10 anos, somos parados por guarulhenses que acompanhavam a emissora. Por diversas vezes, em pesquisas internas da operadora, éramos citados pelos assinantes como motivo de sua permanência com o produto”, rebate Geraldo.
“Meu termômetro nunca foi o meio político porque é um universo paralelo. Uma parte das pessoas, de forma enganosa ou proposital, acha que, quando o legislativo ou quem trabalha em repartições públicas fica informado, a cidade toda está sabendo. Isso é história fiada. A verdade é que Guarulhos sofre um pouco por estar colada na capital. Mas tenho a convicção de que marcamos a história da comunicação do município”, finaliza o ex-proprietário da TV Destaque.
Primeira mulher da TV de Guarulhos
A primeira apresentadora de Guarulhos foi a jornalista Kassia Franco, que começou nos anos 90 na TV Metropolitana. Ela participou também do início da TV Guarulhos, onde permanece até hoje. “Eu já fiz muita coisa na TV, participei de links ao vivo, passei por vários programas e me emociono ao falar de tudo que eu já vivi ao lado de grandes nomes como Antônio Carlos Arnone”, relembra. Arnone, que também participou do Radar de Notícias, morreu em janeiro de 2017.
Kassia ainda falou sobre o que espera do futuro da comunicação na cidade. “Gostaria que o comércio de Guarulhos valorizasse todos nós da comunicação, são pessoas que lutam muito para se manter atuantes. Precisamos do apoio dos empreendedores para aumentar a visibilidades da cidade que é grande repleta de pessoas maravilhosas, com muito talento e que precisam de oportunidade”, explica.
No ar
No ar desde 2010 com o programa Tribuna Livre, na TV Guarulhos, o Jornalista Roberto Samuel, começou sua carreira na TV Cantareira e teve uma passagem pela TV Destaque. “Não sei se existiu um momento marcante, eu curti todos os momentos até os de dificuldade, mas as eleições para prefeito há 4 anos foi um momento muito bacana. Eu entrevistei todos os vices e candidatos à prefeito. Além de fazer debates com a juventude, foi um momento bem legal, conseguimos trazer muitos jovens para debater político e alguns até reconhecem isso até hoje”, conta.
“Iniciamos na Teovision, passamos pela Cantareira e estamos na TV Guarulhos. No ano que vem completamos 15 anos de Câmera Esportiva, sem repetir um programa. Me orgulho muito em fazer parte dessa equipe. Estou como apresentador, mas tenho na retaguarda pessoas importantes. A gente procura mostrar o que a cidade tem e ninguém mostra. No nosso país, aliás, ninguém mostra nada de esportes. Eu tenho a missão de fazer existir as outras modalidades”, aponta Ulisses Pinto, que apresenta o Câmara Esportiva ao lado do jornalista Juliano Ricco. Atualmente, a atração que vai ao ar duas vezes por semana, tem entrevistado os candidatos à Prefeitura para entender suas propostas para o esporte do município.
O jornalista Pedro Notaro está no ar com programa Radar de Notícias, na TV Guarulhos. Ele começou na televisão em 1990, na TV Metropolitana, quando o programa migrou do rádio para a TV. Por lá, ele participou de um dos maiores momentos das emissoras guarulhenses, o debate mediado por ele em 2000 no segundo turno, a disputa entre Elói Pietá e Jovino Cândido. “Foi um debate muito marcante, uma eleição muito polarizada e foi o primeiro debate entre eles e foi realizado em uma TV de Guarulhos e eu tive a honra de ser um mediador”, comenta.