Cidades

Pesquisa aponta que 38% das mulheres já foram infiéis durante relacionamento

O levantamento também registra que o assunto continua sendo um tabu e que as próprias mulheres possuem dificuldade em falar sobre o tema

Um estudo realizado pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) aponta que 38% das mulheres já foram infiéis, pelo menos uma vez, durante algum relacionamento. Dentre as entrevistadas, 61% ainda confessaram algum tipo de infidelidade psíquica.

Os casos também ocorrem de forma virtual, por meio das redes sociais. Após se relacionarem, 46% das entrevistadas dizem ter se sentido atraídas por outra pessoa em algum momento, e 22% já flertaram com alguém.

O levantamento também registra que o assunto continua sendo um tabu. A estigmatização da infidelidade por parte das mulheres é tão internalizada que as próprias mulheres infiéis declaram que é difícil para elas falar sobre isso com alguém, não importa quão próximas sejam.

Os resultados do estudo também indicam que apenas 31% das mulheres contariam à melhor amiga sobre um caso extraconjugal no momento em que ocorreu. Além disso, 28% das mulheres só contariam depois de um certo tempo e 41% nunca contariam, nem mesmo para a pessoa mais confiável. No entanto, esse resultado varia de acordo com a idade: 79% das mulheres com menos de 30 anos seriam capazes de contar à melhor amiga, por exemplo.

Historicamente, existem certos mitos sobre as razões pelas quais as mulheres são infiéis mas, de acordo com o estudo, 52% o fazem por causa da atração física ou sexual por outra pessoa, 38% para redescobrir a magia dos primeiros momentos e o restante para alimentar o ego.

Ainda de acordo com a pesquisa, 32% afirmam ter sido infiel entre o primeiro e o terceiro ano do relacionamento. Apenas 8% das mulheres declararam a infidelidade entre o sétimo e o décimo ano. A porcentagem volta a aumentar a partir dos 10 anos de relacionamento, chegando a 28%.

Por fim, locais relacionados ao trabalho são os mais comuns nas traições. Ao todo, 19% das entrevistadas afirmam ter traído no escritório e outras 9% em alguma atividade relacionada (viagens de negócios e conferências: 9%). Os locais de festa (bares e baladas) são outra fonte de infidelidade (18%). E, em 6% dos casos, por meio de site ou aplicativo de namoro.

Posso ajudar?