A Claro anunciou a chegada da rede 5G DSS em Guarulhos, utilizando o recurso de compartilhamento de frequências (DSS), que permite o uso do espectro atual já alocado. Até o deste mês deste ano, a operadora disponibilizará a rede nos bairros Centro, Cumbica, Gopouva, Jardim Guimaraes, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Francisca, Jardim Santa Mena, Jardim São Jorge, Jardim Tranquilidade, Parque Renato Maria, Vila Galvão, Vila Paulista, Vila Progresso e Vila Rosalia. A rede também estará disponível no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
“A Claro quer garantir a melhor experiência em internet móvel para os moradores de Guarulhos e, para isso, tem investido na ampliação da cobertura da rede 5G DSS, que é um passo importante na evolução da tecnologia. Sabemos que Guarulhos conta com uma alta demanda de tráfego de dados e estamos trazendo para a região o que existe de mais moderno em cobertura de rede no Brasil”, comenta Lisa Folkerts, diretora regional da Claro.
Para o usuário, a rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional, com velocidade de até 400 Mbps. A Claro está promovendo essa evolução tecnológica sem cobrança adicional nos planos existentes. Qualquer cliente da operadora, com um smartphone compatível e que esteja dentro da área de cobertura, pode navegar na rede de quinta geração.
A Claro lançou de forma pioneira o 5G DSS no país em julho, anunciando a cobertura em bairros no Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira etapa foi concluída em setembro e a próxima, incluindo 12 novas cidades, vai até o fim do ano. Os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS da Claro levam em conta fatores estratégicos como a demanda de tráfego de dados atual e futura e penetração de smartphones de última geração.