O governo federal liberou a construção do do “people mover”, monotrilho que ligará entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a estação de trem do mesmo nome. O ofício foi assinado nesta quinta-feira, 26/11, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e enviado à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O governador de São Paulo, João Doria, havia prometido a entrega até maio de 2021. Contudo, diante do atraso do governo federal em liberar a obra, o projeto deve sofrer nova alteração no prazo. Em 2002, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB), assinou um convênio com a Infraero para implementar a linha de trem que ligaria a capital ao aeroporto. Na ocasião, os trabalhos seriam entregues no ano seguinte, o que não aconteceu.
A ideia inicial era que a estação da CPTM estivesse dentro do aeroporto, ideia rebatida pela GRU Airport, concessionária que administra o local. Hoje, a parada fica na rodovia Hélio Smidt, a mais de 2 km de distância, obrigando o usuário a embarcar em um ônibus para chegar aos terminais.
No novo projeto, o passageiro atravessará uma passarela e entrará no monotrilho, que terá três paradas, uma em cada terminal do aeroporto. Contudo, o documento ainda pode sofrer novas alterações.