A Prefeitura apresentou, na tarde desta segunda-feira, 14/12, por meio de uma coletiva de imprensa virtual, a Temporada 2021 da Orquestra Jovem Municipal e da Orquestra Gru Sinfônica, que recentemente completou um ano de idade. A programação prevê diversas apresentações durante o ano.
O maestro Emiliano Patarra, que rege as duas orquestras do município, ressaltou que toda a programação acontecerá de forma virtual e, em caso de total segurança sanitária e fim da crise do coronavírus, os eventos poderão ser realizados em regime presencial, sempre em paralelo às transmissões ao vivo.
“A gente acha que é muito estratégico lançar a temporada neste ano. Há todo um conjunto de gente envolvido na concepção disso”, afirmou Patarra. “A gente teve alguns cuidados básicos. O critério da temporada é absolutamente técnico”, completou Vitor Souza, secretário municipal de Cultura.
A programação – inteiramente gratuita – envolve atividades como um festival de ópera, o concurso GruPiano e uma homenagem à cidade, no mês de julho, que terá obras inspiradas em Guarulhos compostas por quatro compositores diferentes.
Durante uma aparição na live, o prefeito Guti fez questão de enaltecer o apoio às orquestras e, em referência à pandemia, afirma “torcer” pelo fim das apresentações exclusivamente virtuais. “A gente torce ao máximo que esse calendário digital acabe o mais rápido possível. Vocês abrilhantam toda cultura guarulhense. Vocês são motivo de orgulho”, enfatizou Guti.
Programas como o Orquestra no Bairro, que visa a aproximar alunos de escolas públicas com a música clássica, através de atividades pedagógicas e concertos mensais e o Orquestra no Bairro, que oferece uma programação de apresentações em regiões periféricas da cidade, também continuarão presentes no meio virtual.
A ideia é que, assim como aconteceu neste ano, aulas e apresentações sejam expostas na TV Câmara e no portal da Secretaria da Educação para facilitar o acesso do aluno da rede municipal de ensino à música das orquestras. “Guarulhos é uma cidade enorme com uma população enorme e as duas orquestras da cidade têm que atender a todo esse contingente e não somente ao público do Adamastor”, concluiu Patarra.
Toda a programação das orquestras de Guarulhos pode ser acompanhada pelo site oficial.