Levar clássicos da literatura ao cinema não é uma idéia muito nova. Assim, não surpreende que versões cada vez mais "ousadas" cheguem às telas quando se decide passar do papel para a projeção. Exemplo claro disso é "Os Três Mosqueteiros", que chegou aos cinemas, em cópias 2D e 3D. Em rápidas pesquisas, é possível encontrar versões que datam do inicio do século XX, adaptando o romance de 1844, do francês Alexandre Dumas. Até os Trapalhões mostraram sua versão de "Um por todos, todos por um" em 1980.
Neste sentido, a atual produção, ao menos à primeira vista, lembra mais "A Vingança do Mosqueteiro", de 2011, filme que misturava a tradicional esgrima com técnicas de kung-fu – ecos de "Matrix", lançado dois anos antes, talvez? O fato é que já no trailer nota-se um afastamento dos clássicos de "capa e espada". As cenas são grandiosas, com explosões e navios voando sobre palácios enquanto combatentes se confrontam em câmera lenta. Isso, no entanto, combina com o histórico do diretor Paul W.S. Anderson, responsável, entre outros filmes, por "Mortal Kombat", "Resident Evil" e "Alien VS. Predador". O histórico do elenco também reflete na história: Milla Jovovich, tida no longa como "uma das melhores assassinas do mundo" lembra bastante a Alice do já citado "Resident Evil", matando não menos do que três oponentes por vez na pele de Milady. Christoph Waltz, que após ser indicado ao Oscar como o vilão nazista de "Bastardos Inglórios" parece ser cotado somente para personagens cruéis (como em "O Besouro Verde" e "Água Para Elefantes"), e aqui encarna o malévolo Cardeal Richelieu. Já com Orlando Bloom, que vive o Duque de Buckingham, os fãs de "Piratas do Caribe" devem sofrer um "deja vu" ao vê-lo tão próximo de canhões de navio e garruchas.
Assim como na obra original, a premissa segue o jovem DArtagnan (Logan Lerman, de "Percy Jackson e o Ladrão de Raios"), que sonha em ser um dos mosqueteiros, guarda de elite da realeza francesa. Ele consegue uma chance real quando por um acaso do destino encontra com os três melhores guerreiros da França: Porthos (Ray Stevenson, de "Thor"), Aramis (Luke Evans, de "Fúria de Titãs") e Athos (Matthew Macfadyen, de "Robin Hood"). Juntos, os quatro devem enfrentar uma conspiração armada pelo Cardeal Richelieu para tomar o trono do país. No caminho, além das estranhas e avançadas técnicas tecnológicas, e da assassina Milady, o misterioso Rochefort (Mads Mikkelsen, de "Fúria de Titãs"). Juno Temple ("Ano Um") faz a rainha da França, que tem um envolvimento amoroso com o duque inglês vivido por Bloom.
Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers) – Alemanha, França, Inglaterra. 2011. Direção de Paul W.S. Anderson. Com Milla Jovovich, Logan Lerman, Orlando Bloom, Juno Temple, Ray Stevenson, Christoph Waltz, Luke Evans, Matthew Macfadyen, Mads Mikkelsen, Til Schweiger, James Corden, Gabriella Wilde, Christian Oliver, Carsten Norgaard, Freddie Fox. Distribuição Playarte.