"Você deve ficar atento aos detalhes". Esta é uma das frases que aparece no trailer de "Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras", que chega aos cinemas amanhã. De fato, foram justamente os "detalhes" que fizeram muitos fãs do detetive criado por Sir, Arthur Conan Doyle no final da década de 1880 torcer o nariz para o primeiro filme, de 2009. O diretor Guy Ritchie (de "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes") não só resolveu dar ares de James Bond ao mais famoso detetive de todos os tempos, como colocou no papel principal ninguém menos que Robert Downey Jr, ator de trabalhos tão díspares quanto "Homem de Ferro" e "Chaplin" – pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator em 1992.
Diferenças à parte, o primeiro filme foi bem recebido por público e crítica, e é justamente o gancho deixado em seu final que começa a trama: após alguns meses, Holmes continua investigando os vestígios deixados pelo ardiloso Professor James Moriarty (Jared Harris, de "Assassinos por Natureza"). O vilão, que nos livros também é o principal adversário do investigador, dá início ao jogo de sombras do título, que é justamente a briga entre os intelectos dos arquiinimigos. O investigador começa a investigar a misteriosa morte do príncipe da Áustria, que muitos consideram suicídio. As pistas levam à cigana cartomante Sim (a sueca Noomi Rapace, de "Os Homens que Não Amavam As Mulheres"), que pode tanto ser cúmplice do vilão quanto outra de suas vítimas. Viajando por vários países da Europa, a trama traz de volta personagens já conhecidos – o inseparável amigo de Holmes, Dr. Watson (Jude Law, de "Contágio"), dividido entre as aventuras com o parceiro e seu casamento; e a ex-parceira de Moriarty, Irene Adler (Rachel McAdams, de "Meia-Noite em Paris"). Entra em cena também o irmão de Sherlock, Mycroft Holmes (Stephen Fry, de "V de Vingança").
Nos EUA e Canadá, onde estreou na metade de dezembro do ano passado, o filme já fez US$ 140 milhões. Ao redor do mundo, a bilheteria já está na casa de US$ 265 milhões.
Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes: A Game of Shadows). Ação. EUA, Inglaterra, 2011. Direção de Guy Ritchie. Com Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace, Rachel McAdams, Jared Harris, Stephen Fry, Paul Anderson (5), Kelly Reilly, Geraldine James, Eddie Marsan, William Houston, Wolf Kahler, Iain Mitchell, Jack Laskey, Patricia Slater. Distribuição Warner Bros. Classificação Indicativa: 14 anos.