Quando, em 2008, "Homem de Ferro" chegou ao fim, fãs de quadrinhos e cinema sentiram um entusiasmo provavelmente inédito na história da nona e sétima artes: sem o menor aviso, Samuel L. Jackson (de "Serpentes a Bordo") apareceu com um tapa olho dizendo chamar-se Nick Fury. E mais: ele queria falar com Tony Stark, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr., de "Trovão Tropical"), sobre a iniciativa "Vingadores". De lá para cá, quatro anos e quatro outros filmes se passaram. Os planos para os heróis da editora Marvel no cinema eram ousados: filme após filme, os personagens seriam apresentados para, em 2012, o super grupo tomar forma em um único longa-metragem. E é esse filme, para a alegria dos fãs, que chega às telas nesta semana.
Além do Homem de Ferro, Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Gavião Arqueiro (Jeremy Reener) e Viúva Negra (Scarlett Johansson) formam esta versão do grupo. "Versão", pois vale lembrar que, desde a sua criação nas HQs na década de 1960, por Stan Lee e Jack Kirby, o grupo já teve várias formações. Homem-Aranha, Homem-Formiga, Feiticeira Escarlate e até mesmo Wolverine já lutaram como membros dos "maiores heróis da Terra".
De fato, embora houvesse muitas possibilidades de personagens, a produção teve certas limitações. A leva de filmes que começou com o primeiro "Homem de Ferro" foi produzida pela divisão de cinema da empresa de quadrinhos, o Marvel Studios. Acontece que alguns dos personagens da editora Marvel tinham seus direitos vendidos para outras produtoras. Caso de Homem-Aranha e Quarteto Fantástico (cujos filmes são feitos pela Sony) e dos X-Men (que estão com a Fox).
Identidades abertas
Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans) – Durante a 2ª Guerra Mundial, o franzino Steve Rogers foi escolhido para receber o soro do supersoldado e ganha força e reflexos incríveis. Sua origem nos cinemas remete à sua primeira aparição nos Vingadores dos quadrinhos: após ser encontrado no Ártico, onde seu corpo ficou congelado por décadas, ele torna-se o líder da equipe. Isso, obviamente, após enfrentar alguma insubordinação.
Homem de Ferro/ Tony Stark (Robert Downey Jr.) – Imagine Bruce Wayne, o Batman. Um gênio milionário que decide combater o crime após um drástico evento em sua vida. Agora transforme esse cara num mulherengo egocêntrico, com gosto por bebidas e festas, uma vontade quase incontrolável de burlar regras e um humor um tanto ácido. Com um pequeno gerador de energia em seu peito, Tony Stark construiu e controla uma poderosa armadura de combate, que amplia sua força e lhe dá grande poder de fogo.
Thor (Chris Hemsworth) – Vindo do reino de Asgard, um universo paralelo, o "deus do trovão" jurou proteger a Terra após um tempo de exílio em nosso mundo. Em contradição aos tecnológicos aparatos do Homem de Ferro, por exemplo, seus poderes lembram mais magia do que armas de última geração. Sua força e seu martelo Mjolnir são suas principais armas. Nos quadrinhos, o personagem fez parte da primeira formação dos Vingadores, ao lado do alter ego de Tony Stark.
Hulk/ Bruce Banner (Mark Ruffalo) – O personagem já foi interpretado por Eric Bana em 2003 e por Edward Norton em 2008 e, agora, ganha a versão "equipe" na interpretação de Ruffalo. Após sofrer um acidente que o expôs a radiação gama, o cientista Bruce Banner desenvolveu uma "dupla personalidade", para usar um belo eufemismo. Quando fica com raiva, ele se transforma em um gigante de pele verde com uma força descomunal. Também apareceu na primeira HQ do grupo, mas como num desafio a ser superado. Para evitar problemas, ele vive escondido em isolados locais do mundo, até que é recrutado para os Vingadores.
Viúva Negra/ Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) – Agente treinada pela S.H.I.E.L.D. no uso de várias armas e em diversas artes marciais, a personagem pareceu pela primeira vez no cinema em "Homem de Ferro 2". Ao longo da bibliografia Marvel, sua presença era maior ou menor, mas sempre ligada à agência de defesa da Terra. De início, é a responsável por "convencer" Hulk a juntar-se aos Vingadores.
Gavião Arqueiro/ Clint Barton (Jeremy Reener) – O personagem com a apresentação mais breve do grupo. Sua aparição, em "Thor", no entanto, revelou o principal: ele também é um especialista em combate da S.H.I.E.L.D., principalmente no uso do arco e flecha. Seus projéteis possuem várias particularidades, como explosivos, veneno, etc. Assim como nos quadrinhos, seu passado está ligado ao da Viúva Negra.
Nick Fury (Samuel L. Jackson) – O director Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão tem uma longa história na Marvel. Sua primeira aparição no universo dos quadrinhos data do mesmo ano do primeiro número de Vingadores (1963), mas em outra história. De lá para cá, já surgiu em várias versões, algumas mais misteriosas e ambíguas do que outras. Recentemente, ainda que antes de "Homem de Ferro", ele surgiu como um homem negro de cavanhaque e bastante parecido com Jackson. Como articulador da Iniciativa Vingadores, sua atuação se dá tanto na parte "burocrática" quanto na ação em si.
Loki (Tom Hiddleston) – O asgardiano irmão de Thor (é mais complexo do que isso, na verdade) é também o vilão do longa metragem. Após os eventos do filme do deus do trovão, seu destino parecia incerto, mas na verdade ele viajou pelo universo e conseguiu reunir um exército alienígena para o ataque à Terra. Tudo isso de posse de um cajado que aparentemente lhe dá alguns poderes extras.
União Forçada
"Os Vingadores" demonstra certa maturidade dos heróis no cinema. O longa não tem um tom sombrio e adulto como "Batman – O Cavaleiro das Trevas", mas a própria escolha do elenco, com atores de peso – decisão acertada do Marvel Studios – demonstra a preocupação com a adaptação. Seja para os fãs de carteirinha dos coloridos heróis, seja para aqueles que acompanharam a saga deles somente pelo cinema, "Os Vingadores" é um dos filmes mais aguardados do ano. A trama é posterior aos eventos dos filmes solo de cada personagem (incluindo na lista "O Incrível Hulk", de 2008, estrelado por Edward Norton como Bruce Banner). Embora seja fácil compreender o longa mesmo sem ter assistido aos filmes anteriores, algumas introduções se fazem necessárias. É o caso, por exemplo, de entender o motivo do Capitão América estar nos dias presentes, ou de relacionar os poderes de Thor, mais "mágicos", à tecnologia do Homem de Ferro.
Os problemas começam quando Loki (Tom Hiddleston, de "Cavalo de Guerra"), o irmão de Thor, resolve invadir a Terra. Ao seu lado, uma misteriosa raça alienígena, com poder de destruição quase ilimitado. Tal ameaça obriga Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D. – agência do governo que, basicamente, é responsável por defender o planeta – a unir as habilidades de algumas pessoas recrutadas (veja mais no quadro). União que, no melhor estilo dos quadrinhos, coloca os personagens para brigarem primeiro e se entenderem (não tanto) depois. Por isso, pode esperar embates entre Homem de Ferro, Thor e Capitão América. Além, é claro, do Hulk, que com sua força descomunal, torna-se uma outra situação a ser gerenciada pelos heróis.
Aos fãs dos quadrinhos, a produção deve ser um prato cheio, a começar pelo enredo. A primeira formação dos Vingadores nos quadrinhos enfrenta justamente Loki numa investida contra o planeta. O porta-aviões da S.H.I.E.L.D., outra marca das histórias também está lá, ao lado do jato que leva os combatentes às suas batalhas.
O principal desafio do diretor Joss Whedon (das séries "Angel" e "Buffy – A Caça Vampiros"), como se pode ver, era equilibrar o grande número de personagens, situações e motivações. Além, obviamente, de não deixar nenhum personagem de lado, já que nem todos os Vingadores tiveram seus filmes para serem apresentados – caso da Viúva Negra, que apareceu em "Homem de Ferro 2" e do Gavião Arqueiro, que teve somente uma cena em "Thor".
Os Vingadores (The Avengers) EUA, 2012. Ação/ Aventura. Direção de Joss Whedon. Com Chris Evans, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Samuel L. Jackson, Paul Bettany, Cobie Smulders, Gwyneth Paltrow, Amanda Righetti, Stellan Skarsgård, Tom Hiddleston, Lou Ferrigno, Clark Gregg. Distribuição Paramount. Classificação indicative: 12 anos.