Cinema

Abraham Lincoln: o caçador de vampiros

Não foi só desta vez que a imaginação de Grahame-Smith alça grandes voos

Já imaginou o 16º presidente norte-americano à caça de vampiros para vingar a morte de sua mãe? Essa é a proposta do escritor Seth Grahame-Smith, no livro "Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros", que inspirou o filme de mesmo nome. Não foi só desta vez que a imaginação de Grahame-Smith alça grandes voos: no livro campeão de vendas "Orgulho e Preconceito e Zumbis", o autor espalhou seres das trevas pelo clássico de Jane Austen. A narrativa começa com a morte de Nancy Lincoln (Robin McLeavy, da série "Hell on Wheels"), assassinada por uma criatura sombria. A jovem era mãe de Abraham Lincoln (Benjamin Walker, de "A Conquista da Honra"), mais tarde presidente dos Estados Unidos, que inconformado, declara guerra contra os vampiros contando com a ajuda dos escravos. Encontra-se aí uma mescla de ficção e história, já que o ex-presidente foi responsável por abolir a escravatura no país.

Na história real da vida de Abraham Lincoln, o ex-presidente perdeu a mãe ainda criança. Os eventos históricos como a Guerra de Secessão e a ascensão de Lincoln até a Casa Branca, o enredo incorpora fatos reais com o universo sobrenatural vampiresco. O longa-metragem tem direção de Timur Bekmambetov, também diretor de "O Procurado", protagonizado por Angelina Jolie e James McAvoy.

O Legado Bourne

Inspirado nos livros de Robert Ludlum, "O Legado Bourne" traz uma nova história que envolve o universo do personagem Jason Bourne – interpretado por Matt Damon nos três primeiros filmes da franquia. Neste quarto surge um novo protagonista: Jeremy Renner, que interpretou o Gavião Arqueiro no sucesso de bilheterias "Os Vingadores".

A trama gira em torno do agente Aaron Cross (Renner), que passou pelo mesmo tipo de recrutamento de Jason Bourne), um misterioso programa conhecido como Treadstone, desencadeando situações que saem do controle. Escrito e dirigido por Tony Gilroy, o longa conta com as presenças de Rachel Weisz, Edward Norton, Oscar Isaac, Joan Allen e Albert Finney no elenco.

Totalmente inocentes

Esta comédia nacional conta a história de Da Fé (Lucas de Jesus), Bracinho (Gleison Silva) e Torrado (Carlos Evandro), três amigos que querem se tornar os "donos do morro" para impressionar a garota mais bela da favela, Gildinha (Mariana Rios), uma estudante de jornalismo. Eles não levam o menor jeito pra coisa e não conseguem sequer roubar uma galinha. No meio do caminho dos garotos está Do Morro (Fábio Porchat), o líder da comunidade, que vai colocar obstáculos para prejudicá-los.

O Morro Dona Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, foi utilizado como cenário. O filme é uma paródia dos ‘favela-movies, como Tropa de Elite e Cidade de Deus, satirizando cenas clássicas destes sucessos do cinema brasileiro. O estreante Rodrigo Bittencourt assina a direção da comédia.

Posso ajudar?