Cinema

Gerra Mundial Z: enxame de zumbis chega à telona

A história começa em um dia normal, onde Gerry Lane e sua família estão em um calmo passeio de carro que é interrompido por um engarrafamento urbano.

Ex-investigador das Nações Unidas, Lane percebe que esse não é um engarrafamento comum. À medida que muitos helicópteros voam pelo céu e motos policiais passam abruptamente, a cidade entra em caos. Algo está fazendo com que multidões de pessoas ataquem furiosamente umas às outras – um vírus letal que é transmitido por uma simples mordida, tornando humanos saudáveis em algo irreconhecível, irracional e brutal. As origens do vírus são desconhecidas e o número de infectados cresce exponencialmente a cada dia, rapidamente se tornando uma pandemia global. À medida que os infectados dominam os exércitos do mundo e rapidamente derrubam seus governos, Lane é forçado a retornar a sua perigosa vida de antes para garantir a segurança de sua família, liderando uma desesperada busca mundial pela origem da epidemia e uma maneira de parar sua propagação implacável.

Guerra Mundial Z é filme de ação, terror e suspense, dirigido por Marc Forster (de "Redenção"; "007 – Quantum of Solace"), baseado no apocalíptico romance de horror de Max Brooks, filho de Mel Brooks, "Guerra Mundial Z: An Oral History of the Zombie War". Enquanto o livro conta a história através de vários relatos da epidemia em primeira pessoa, os produtores Brad Pitt, Dede Gardner e Jeremy Kleiner, da Plan B Entertainment que adquiriu o direito, optaram por contá-la através de uma pessoa muito especial – Gerry Lane, ex-investigador da ONU, feito por Brad Pitt.
Apesar de ser mais um filme de zumbis que tentam acabar com o mundo, a diferença em relação a outros filmes com esse tema é justamente os zumbis. Aqui, eles não são lentos. De acordo com os produtores, o comportamento dos zumbis foi baseado na "teoria dos enxames", ou seja, os mortos-vivos correm desesperadamente para o "alvo" quando provocados. Com isso, os efeitos dessa "invasão zumbi" é bem sufocante.
Mas, apesar das boas cenas de ação com os zumbis, o longa não é terror explícito. Isso porque, para fazer com que o filme fosse liberado para adolescentes – e, claro, para não perder bilheteria -, o estúdio pediu uma produção contida. Com isso, não se vê mutilações explícitas e nem aquele banhos de sangue e vísceras saindo, comuns em filmes de zumbis.
Outra curiosidade é que o filme foi estimado em 125 milhões de dólares, mas a produtora não gostou de algumas partes e mandou refilmá-las, principalmente o último terço da história, o que atrasou o seu lançamento e, consequentemente, aumentou os gastos – dizem que o valor chegou, pelo menos, a 200 milhões de dólares, ou mais.

Guerra Mundial Z (World War Z) – EUA, 2012. Direção de Marc Forster. Com Brad Pitt, Mirellie Enos, Elyes Gabel, James Badge Dale, David Morse, Matthew Fox. 116 minutos. Distribuição Paramount Pictures.

 

 

 

Posso ajudar?