Opinião

Trem de Guarulhos deve se tornar realidade em breve

Longe das promessas feitas durante a campanha eleitoral, mas cumprindo o que disse em suas visitas a Guarulhos naquele período, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), em seus primeiros dias de mandato, garante que o Trem de Guarulhos, que ligará a região central de São Paulo ao Cecap, começa a sair do papel em breve, com a instalção da primeira Parceria Público Privada (PPP) de sua gestão. Em entrevistas à grande imprensa, tanto ele como o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, colocam a ligação ferroviária entre a capital e Guarulhos entre suas prioridades.


 


Uma boa notícia é que o Trem de Guarulhos independe da efetivação do Expresso Aeroporto, este sim um projeto ainda incerto devido à indefinição, por parte do governo federal em relação à construção do Terceiro Terminal do Aeroporto, condição natural para atrair investimentos privados para sua construção. Desta forma, o Estado inicia o processo de implantação da linha o mais rápido possível. Segundo o governador, se não houver empecilhos jurídicos ou no licenciamento ambiental, a tão sonhada e necessária obra será finalizada ainda em sua gestão.


 


Porém, Guarulhos deve assistir a efetivação da linha férrea entre a capital e a região do ABC um pouco antes, já que o projeto lá, que prevê a construção de um Veículo Leve sobe Trilhos (VLT), está bem mais adiantado. E que ninguém pense que o governo do Estado está privilegiando mais aquelas cidades. Não. Na verdade, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, do mesmo PT do guarulhense Sebastião Almeida, nestes dois anos de seu mandato, em vez de ficar com picuinhas partidárias, foi à luta.


 


Sim, o projeto do VLT entre São Bernardo e São Paulo, que passará por São Caetano do Sul até a estação Tamanduateí do Metrô,  beneficiando diretamente a população dos demais municípios daquela região, como Santo André e Diadema, foi desenhado pela equipe de Luiz Marinho. Só este fato, por si só, poderia servir como exemplo de como devem ser as relações entre um Município com o Estado.


Infelizmente, em Guarulhos, nos últimos dez anos, o partido que comanda a cidade preferiu ficar na defensiva sem nunca buscar ou propor soluções que beneficiassem a população. O Trem de Guarulhos até já poderia ter sido construído pelo Governo do Estado, nesses 16 anos em que o PSDB, desafeto do PT, está no poder. Porém, das duas partes optou-se pelo enfrentamento.


 


Agora, por iniciativa do governador, que passa por cima dessa disputa idiota, Guarulhos deve viabilizar esse importante sistema de transportes, que irá beneficiar a população, assim como o Corredor Metropolitano, que ligará a região do Taboão a estação Tucuruvi do Metrô, na zona norte paulistana, e o trecho Norte do Rodoanel, cujo projeto está em vias de aprovação.


 


Espera-se que, daqui para frente, a Prefeitura privilegie os interesses da população e deixe de lado essa disputa partidária. Desta forma, espera-se que Guarulhos não sirva de empecilho para seu próprio desenvolvimento. Afinal, apesar das obras serem estaduais, a participação do Município é fundamental para que sejam viabilizadas. 

Posso ajudar?